Principal mudança da 29ª Refeno está na vistoria das embarcações. Confira

Por: Redação -
04/08/2017

Foi divulgado o 2º Aviso de Regata para a 29ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha, realizada este ano no dia 30 de setembro, com partida do Marco Zero do Recife. A principal mudança de 2017 fica por conta da vistoria das embarcações.

A partir deste ano, como citado no item 12.2 do AR, o participante deverá efetuar durante a inscrição, na secretaria do Cabanga, o agendamento para a inspeção da embarcação, que será exercida pela Marinha do Brasil, sendo realizada no período de 13h do dia 18 de setembro às 15h40 do dia 27.

Outro ponto a ser tocado é sobre as datas de taxa de preservação ambiental e taxa de ancoragem, em Fernando de Noronha. Elas estarão quites entre os dias 1 e 5 de outubro. Passado este período, ficarão sob a responsabilidade dos participantes.

Os velejadores terão até o dia 28 de setembro para confirmar participação através do site da Refeno. Como acontece todos os anos, as embarcações irão percorrer um total de 298 milhas náuticas, o que equivale a 545 quilômetros de distância entre o local de partida, Marco Zero do Recife, e o de chegada, Mirante do Boldró, no Arquipélago de Fernando de Noronha.

A partir deste ano a inspeção da Marinha nas embarcações participantes será mediante agendamento feito através do e-mail [email protected]. O início das inspeções se dará no período de 18 a 27 de setembro, sempre à tarde. Serão realizadas inspeções em quatro barcos por dia.

A Marinha do Brasil reforça a importância dos itens de segurança estarem todos dentro do prazo de validade para as embarcações que vão disputar a 29ª Refeno. O grande e principal objetivo é tornar a disputa ainda mais segura. Para isso, alguns elementos precisam estar funcionando além dos que já são conhecidos pelos velejadores, este ano será incluído o uso do aparelho SSB. Confira abaixo todos os itens:

– Spot: Enviar ao Cabanga o ESN e URL
– Epirb – Com certificado e bateria dentro da validade
– Casulo do Epirb
– Colete Classe 1
– Foguetes
– Extintores de Incêndio
– Habilitação de Capitão Amador
– Balsa salva-vidas

Todas as embarcações deverão portar as seguintes cartas náuticas: 22000 (Atol das Rocas e Arquipélago Fernando de Noronha), 22100 (Do Cabo Calcanhar a Cabedelo), 22200 (De Cabedelo a Maceió), 21030 (De Fortaleza a Natal) e 52 (proximidades arquipélago Fernando de Noronha).

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Navio de cruzeiro fica preso na Irlanda por 4 meses e passageiros anunciam casamento

    Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos

    Senna, além de ídolo das pistas, também acelerava sobre as águas

    Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu

    Embarcação dos anos 60 vai virar restaurante flutuante de luxo no Rio de Janeiro

    Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória

    Seychelles: ilha paradisíaca será sede da Copa do Mundo de Futebol de Areia

    Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga

    Pela primeira vez, baleia mais rara do mundo começa a ser estudada por cientistas

    Animal só foi encontrado sete vezes ao longo da história, o que o torna um verdadeiro enigma para a ciência