Promessas da vela aproveitam Copa Brasil para aprender com ídolos olímpicos
Para 41 atletas, a Copa Brasil de Vela 2018 tem um sabor especial. São as promessas da Vela Jovem, que disputam a competição lado a lado com ídolos do esporte e medalhistas olímpicos como Robert Scheidt, Fernanda Oliveira, Isabel Swan, além de Torben Grael, coordenador técnico da equipe brasileira, que acompanha as regatas na água. Neste sábado, dia 24, a competição chega ao fim na sede Oceânica Jurerê do Iate Clube de Santa Catarina.
“Essa oportunidade está sendo muito boa. São velejadoras com muito mais experiência do que eu. Além de poder me comparar com elas, ganho muita experiência de tática de regata, de regras. A Copa Brasil está sendo um momento de pura evolução para mim”, afirmou Larissa Schenker, sexta colocada no Mundial da Juventude 2018 na classe RS:X feminina, que em Florianópolis está competindo boia a boia com Patrícia Freitas, bicampeã pan-americana; e Bruna Martinelli.
Na classe Laser, o gaúcho Tiago Quevedo, representante do país nas duas últimas edições do Mundial da Juventude, aproveita uma oportunidade rara em Florianópolis. Na Copa Brasil, ele está na mesma raia do bicampeão olímpico Robert Scheidt.
“Eu aprendi muito sobre o barco, sobre as técnicas. Simplesmente velejando perto do Robert, por exemplo, você consegue absorver detalhes. A gente aprende até fora d’água: o cuidado com o material, o perfil de um atleta profissional”, disse Tiago, de 18 anos.
Na classe 420, a pernambucana Marina da Fonte, sétima colocada no Mundial da Juventude 2018, divide a raia com a medalhista olímpica Fernanda Oliveira, que sacramentou neste sábado a vitória na 470 feminina, ao lado de Ana Barbachan.
“É muito importante. Esses campeonatos fazem a gente evoluir, com esses profissionais da vela. Eles apoiam a gente, dá para ver o preparo antes de ir para água, a concentração”, afirmou Marina, de apenas 15 anos.
Fotos: Gabriel Heusi
Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Salão vendeu mais de 20 embarcações, atraiu público qualificado e gerou negócios significativos para o setor
A 24ª regata Volta à Ilhabela – Sir Peter Blake acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro; saiba como participar
Com imóveis cada vez mais caros, viver a bordo tem se tornado uma boa opção para quem vive no país
Com estreia ainda em 2024, nova SR170 Viper é opção para quem procura pelo primeiro barco com recursos multifunções
Navio do explorador Ernest Shackleton afundou em 1915, forçando fuga surpreendente da tripulação de 28 homens