Quadrofoil

Por: Redação -
11/11/2014

Basta olhar para grandes competições como a America’s Cup ou os novos veleiros que tentar bater recorde de travessias para perceber que os hidrofólios estão, definitivamente, em alta. Com a função de manter o casco acimada da superfície da água, eles têm o objetivo de aumentar a velocidade da embarcação por diminuir o atrito do casco com a água. E agora, além dos grandes catamarãs e trimarãs, a onda dos hidrofólios está tentando invadir também o mundo das lanchas.

Para provar isso, uma empresa da Eslovênia, no Leste Europeu, lançou uma pequena lancha com quatro hidrofólios. A lanchinha tem capacidade para apenas duas pessoas e além dos hidrofólios tem propulsão elétrica. O barco se parece mais com uma mistura de jet com pernas de aranha do que propriamente com uma lancha.

Segundo os engenheiros responsáveis pelo projeto, garantem que o motor elétrico pode levar a lancha a 21 nós de velocidade, cerca de 40 km/h e tem autonomia de 54 milhas náuticas ou 100 quilômetros e as baterias carregam em apenas duas horas.

O casco não afunda e pesa cerca de 100 quilos. O fabricante diz que o Quadrofoil, nome do barco, já está em comercialização e a primeira unidade deverá ser entregue em março de 2015. O preço estimado é entre 15 e 22 mil euros.

Fotos: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Yamaha anuncia linha WaveRunner 2026 com 12 produtos e jet de edição ilimitada

    Fabricante japonesa completa 40 anos de história nos jets em nova coleção focada em performance e tecnologia

    Audi lança prancha aquática “voadora” no Brasil; saiba quanto custa

    Modelo foi apresentado em quatro versões durante o Audi e-tron Experience, encontro dedicado à linha elétrica da marca no Ceará

    Gosma azul encontrada no fundo do Pacífico pode ajudar a entender os primórdios do planeta

    Descoberta próxima à Fossa das Marianas, a 3 mil metros de profundidade, substância sobrevive em ambiente extremamente hostil e sem luz

    Empresário maranhense monta "garagem museu" com três lanchas da mesma fabricante

    Apesar da breve trajetória na náutica, Samarlon já navegou por ao menos seis embarcações e consolidou preferência por um estaleiro

    YouTuber lança câmera a 200 metros de profundidade e registra criatura não identificada

    Barny Dillarstone é famoso pelas explorações subaquáticas e surpreendeu até mesmo especialistas com seu achado. Assista!