Raia Manta Gigante avança em estado de risco e está ameaçada de extinção, segundo pesquisadores
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Segundo nova avaliação da IUCN, finalizada em novembro de 2019 mas publicada apenas agora, após revisões e checagens técnicas, a Raia Manta Oceânica, também conhecida como Arraia Jamanta ou Raia Manta Gigante (Mobula birostris) avançou em seu estado de risco mundial, passando do status de VU (Vulnerável) ao risco de extinção, para EN, ou seja, efetivamente ameaçada de extinção.
Essa progressão foi prevista em avaliação no ano de 2011, que contou com Guilherme Kodja como um dos avaliadores diretos da espécie, e concretizada na edição de 2019. Em algumas regiões do sudeste asiático, com forte preponderância da Indonésia, populações foram reduzidas entre 70% e 95%. Num dos trechos do relatório analisado pelo coordenador, fica claro o risco da espécie.
Leia também
» Réplica da nau Santa Maria já chegou ao Caribe. O capitão Ludi conta como foi a travessia
» 4ª edição de expedição de canoa havaiana sairá de Arraial D´Ajuda com destino a Niterói
» Incrível barco transparente, conhecido como clearboat, faz sucesso entre turistas no México
Confira a tradução do trecho:
“Embora esparsos, os dados disponíveis sugerem que algumas populações conhecidas de Mantas Oceânicas foram rapidamente aniquiladas por pescarias focadas em seus subprodutos em algumas regiões, e que a extinção local é muito provável de ter ocorrido em locais onde sua ocorrência é histórica.
Globalmente, a redução da população parece estar na faixa de 50% a 79% ao longo de três extensões de geração (87 anos), com uma provável redução da população, nas próximas três extensões de geração (2018-2105), com base nas ameaças atuais e contínuas, seus níveis de exploração, declínios acentuados em populações monitoradas e, ainda, uma redução na área de ocupação tradicionais da espécie.
Nos poucos lugares onde as Raias Mantas são protegidas, o número de indivíduos é estável.”
Avaliadores: Marshall, A., Barreto, R., Carlson, J., Fernando, D., Fordham, S., Francis, M.P., Derrick, D., Herman, K., Jabado, R.W., Liu, K.M., Rigby, C.L. & Romanov, E.
Revisores: Kashiwagi, T. & Dulvy, N.K.
Contribuíram para a avaliação: Marshall, A., Bennett, M.B., Kodja, G., Hinojosa-Alvarez, S., Galvan-Magana, F., Harding, M., Stevens, G. & Kashiwagi, T.
Facilitadores e Verificadores: Rigby, C.L., Kyne, P.M., Pollom, R., Herman, K. & Dulvy, N.K.
Fonte: IUCN Red List
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Sucesso de 50 pés do estaleiro atracou no São Paulo Boat Show 2024 com uma atualização que promete melhorar o aproveitamento do espaço
Estreando no São Paulo Boat Show, modelo de 60 pés dá grande atenção aos detalhes e busca conectar passageiros com a natureza
As ofertas da Ventura Marine têm estoque limitado, parcelamento sem juros e acontece exclusivamente no dia 19 de setembro
Canal NÁUTICA no YouTube exibe cobertura diária do evento a partir das 19h; assista
Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (18), durante a abertura do 9º Congresso Internacional Náutica, que integra a programação do São Paulo Boat Show