Veloz e furiosa, lancha de 75 pés bate recorde mundial de superesportivas com mais de 15 metros

13/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O icônico Fastnet Rock — um rochedo a seis milhas da Irlanda considerado “o Cabo Horn do hemisfério norte” — foi o cenário para um novo recorde de velocidade para embarcações acima de 15 metros (50 pés): impulsionada por quatro motores Caterpillar de 650 hp cada (um total de 2600 hp!), a superesportiva Thunder Child II, de 75 pés, percorreu 115 milhas em 2h36, com velocidade média de 44,6 nós e máxima de 54 nós. Nada mau para uma lancha que pesa 24,5 toneladas.

“E olha que fomos gentis com os motores, mantendo-os em apenas 85% a 90% da potência total”, disse o comandante do barco, Frank Kowalski, que durante a jornada teve a companhia de quatro tripulantes: Ciaran Monks, Carl Randalls, Mary Power e Robert Guzik.

Construída pelo estaleiro irlandês Safehaven Marine, a lancha tem projeto hidrodinâmico especialmente pensado para privilegiar a velocidade, mas com maior resistência, carga útil e capacidade de tripulação. Ou, como como diz Frank Kowalski (que além de pilotar a Thunder Child II é diretor do estaleiro), “em busca infinita de viajar rápido em mares agitados”.  A propulsão é feita por hélices de superfície France Helice.

Leia também

» Conheça o navio da Marinha americana inspirado em cruzadores imperiais de Star Wars

» Conheça o mini barco da Marinha dos EUA que possui o tamanho de um carro

» Marinha da Itália conclui atualização do porta-aviões Cavour após 16 meses

Enquanto contornava a rocha, a lancha foi saudada por cerca de 50 barcos, que se concentraram no entorno do Fastnet Rock para acompanhar a tentativa de recorde. “Foi um pouco estressante navegar entre esses barcos enquanto contornávamos o Fastnet Rock, mas, ao mesmo tempo, foi fabuloso vê-los seguindo o Thunder Child II”, contou seu comandante.

Safehaven Marine é um estaleiro irlandês que constrói barcos de serviço para marinheiros militares e profissionais. Esses barcos têm uma reputação de incrível resistência e navegabilidade.

O próximo desafio da Thunder Child II é cruzar o Atlântico Norte entre o Canadá e a Irlanda, com escalas de abastecimento na Groenlândia e na Islândia, jornada que — assim como a prova do Fastnet Rock — deverá ser acompanhada por juízes da International Powerboating Union (UIM).  Com 8.000 litros de combustível nos taques, a superesportiva tem autonomia de 750 milhas.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%