Enquete: veja o que é fundamental para os seguidores de NÁUTICA em lanchas na faixa dos 40 pés

Por: Redação -
23/02/2021

Chegamos ao fim de mais uma enquete, publicada no canal de NÁUTICA no YouTube. Dessa vez, perguntamos: o que é indispensável em uma lancha na faixa dos 40 pés? Confira o resultado no link.

Dentre as alternativas, os participantes poderiam escolher entre 1) “Design moderno e linhas esportivas“, 2) “Bons solários e muito espaço para os passeios“, 3) “Plataforma de popa submersível grande com móvel gourmet“, 4) “Boa navegação, boa velocidade e baixo consumo” e 5) “Cabine com cama grande, boa altura e banheiro espaçoso“.

Não era uma escolha fácil, mas, com recorde de votação até o momento (mais de 1 000 votos), a opção preferida dos participantes foi “Boa navegação, boa velocidade e baixo consumo“, que recebeu 40% dos votos.

Em segundo lugar, escolhida por 29% dos participantes, ficou “Cabine com cama grande, boa altura e banheiro espaçoso“.

A opção que ficou em terceiro lugar foi “Plataforma de popa submersível grande com móvel gourmet“, com 14%, e, em quarto, “Bons solários e muito espaço para os passeios“, com 11%.

Fechando a enquete, “Design moderno e linhas esportivas” ficou em último lugar, com apenas 6% dos votos.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O investimento em lanchas a partir dos 40 pés precisa ser feito com muita atenção. Ao considerar barcos desse tamanho, alguns requisitos básicos devem ser atendidos, como uma boa popa, cabine com acomodações para quatro pessoas, com pelo menos um camarote fechado, e uma série de outros atributos.

Para quem busca um barco dessa categoria com boa navegação, não existe segredo: a chave é investir no conjunto casco, motor e propulsão. E com esse conceito em mente, o comprador deve avaliar alguns itens que podem afetar ao rendimento.

A avaliação começa pelo casco: ele deve ser balanceado. O tamanho do barco não pode ser inversamente proporcional ao tamanho da linha d’água, que separa a parte imersa da parte emersa. Pode parecer simples, mas é importante checar o balanceamento entre esses dois itens, já que eles são definidos a partir do estudo comparando peso, volume, deslocamento, velocidade, nível de profundidade, estabilidade e centro de gravidade da embarcação.

O próximo item a se considerar é, claramente, a motorização. Muitas vezes, para baratear o valor de compra, são instalados motores que não suprem a necessidade da embarcação por completo. Fique atento.

Nessa categoria de embarcação, na faixa de 40 pés, os motores de centro-rabeta ainda são os mais usados. Contudo, já existem modelos, como a Phantom 400 HT, que oferecem três motores de popa.

Leia também

» FS 290 Wide é escolhida a lancha de proa aberta preferida pelos seguidores de NÁUTICA no YouTube

» Aproveitar o barco no verão “dormindo a bordo” é preferência dos seguidores de NÁUTICA no YouTube

» Opinião: “Customer Centricity” não é novidade, mas muitas empresas não o aplicam de maneira exemplar

Phantom 400 HT

Ainda no quesito motorização, é muito importante se atentar ao cuidado na escolha do hélice. O modelo correto deve permitir que a rotação do motor fique dentro das especificadas no seu projeto. O ideal é que seja de aço inox. E a quantidade de pás influencia muito no rendimento: é sempre melhor um hélice com passo menor, para não sobrecarregar o motor.

Por fim, atente-se ao projeto do barco. Há casos em que um barco projetado para propulsão IPS recebe rabetas para baratear o custo ou reduzir o calado. Importante também é o tipo de laminação. Barcos feitos sob o processo de infusão garantem resultados melhores na navegação.

Esses são alguns dos itens a serem checados na escolha de uma embarcação na faixa dos 40 pés especialmente quando o desejo é um barco com boa navegação, boa velocidade e baixo consumo.

Fiquem atentos à nossa próxima enquete, que já está no ar! Queremos saber: “Qual tipo de lancha para passear faz mais o seu estilo?” Clique aqui e responda. 

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Otto Aquino

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho

    Gravidez misteriosa de arraia que convivia só com tubarões foi solucionada

    Charlotte apareceu grávida em fevereiro em aquário nos EUA, mas não dividia o recinto com arraia macho

    Yamaha terá jets e motores no Marina Itajaí Boat Show 2024; confira modelos

    Quatro WaveRunners e motores de popa vão compor o estande da marca no salão, que acontece de 4 a 7 de julho