SAC Náutico e Salvador Boat Show: iniciativas que impulsionam economia e lazer na capital baiana
Autoridades comentam sobre as estratégias que ajudam a movimentar a economia na cidade


Uma série de ações vem reforçando a vocação náutica de Salvador, na Bahia, e aproximando cada vez mais a população — e os visitantes — do universo marítimo. Entre elas, duas iniciativas se destacam pela capacidade de unir economia, lazer e desenvolvimento sustentável: o SAC Náutico, que facilita o atendimento a navegadores de todo o mundo, e o Salvador Boat Show, evento que colocou a capital baiana no mapa dos grandes salões náuticos do país.
Prefeito Bruno Reis celebra 2ª edição do Salvador Boat Show: “será ainda melhor”
Já está no ar! Confira o Guia Digital do Salvador Boat Show 2025 no app de NÁUTICA
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
O SAC Náutico nasceu na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC) e, atualmente, está sob a gestão da Secretaria do Mar, instalada em março de 2025. O serviço, no entanto, ainda funciona de forma integrada entre os braços da prefeitura o que, segundo a secretária Mila Paes, foi decisivo para ampliar o alcance da iniciativa.
O SAC Náutico surgiu na SEMDEC e hoje trabalhamos de forma muito integrada com a Secretaria do Mar, somando as frentes de desenvolvimento econômico– disse Mila Paes


Durante o Salvador Boat Show, Mila comentou que, para ela, a expansão do setor náutico vai além da economia: movimenta turismo, fomenta empregos e reforça o posicionamento de Salvador como destino marítimo de excelência.
O Salvador Boat Show foi um projeto muito sonhado pela Prefeitura e a ideia é que a gente consiga cada vez mais ter esse evento como protagonista no calendário nacional– completou
Agora comandado pela Secretaria do Mar, o SAC Náutico se tornou um verdadeiro cartão de visitas para quem chega à cidade pelo mar. Instalado na Avenida da França, no bairro do Comércio, o espaço centraliza toda a parte burocrática relacionada à chegada e à permanência de embarcações nacionais e estrangeiras.


Segundo Duda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador, o serviço transformou a experiência de quem navega até a cidade. Antes, o processo de regularização podia levar até cinco dias, mas agora, garante que tudo é resolvido em cerca de três horas.
O SAC Náutico é um case de sucesso para desburocratizar toda a documentação para quando um velejador internacional chega na nossa cidade– destacou Duda


“Tivemos mais de 1.500 atendimentos no SAC Náutico nesse ano e os profissionais estão disponíveis para atendimento em 43 línguas”, contou a secretária. Além de acelerar procedimentos, o SAC Náutico oferece acolhimento, hospitalidade e ainda orienta navegadores e suas famílias sobre pontos turísticos, restaurantes e opções de lazer na cidade, de acordo com o perfil de cada um.
A gente tem em Salvador outros SACs de outros setores e a ideia é facilitar a vida do cidadão. Isso gera qualidade de vida e desenvolvimento. O Salvador Boat Show demostra o crescimento da economia do mar na cidade– destacou
A força desse movimento também é sentida pela iniciativa privada. Para o CEO da Oceanus Náutica, José Zacarias, a criação do SAC e a realização do Boat Show são marcos que consolidam uma estratégia mais ampla de valorização da economia do mar.
Escrevi a estratégia de desenvolvimento da economia náutica em Salvador onde constava a necessidade de um Boat Show aqui. Salvador é uma cidade que precisa buscar alternativas não poluentes para o desenvolvimento da economia, onde a náutica surge como uma alternativa vigorosa diante da potencialidade do que a gente tem, por guardar, por exemplo, a Baía de Todos-os-Santos– disse em entrevista à NÁUTICA


Zacarias acredita que o evento não apenas amplia a visibilidade do setor como estimula a geração de renda dentro do próprio território. “As potencialidades náuticas aqui são compatíveis com as melhores do mundo e esse é um tema que deve ser cada vez mais explorado. O Salvador Boat Show traz um instrumental vigoroso para esse crescimento”, pontuou.
Segundo ele, quando o público local passa a consumir experiências náuticas e utilizar embarcações na própria região, a renda deixa de ser exportada para outros destinos e passa a impulsionar a economia local, beneficiando estaleiros, marinas, comércio, turismo e, enfim, a economia local.
Mais do que um polo de lazer e esporte, Salvador tem se mostrado cada vez mais uma cidade referência da economia azul no Brasil — um modelo que une sustentabilidade, inovação e qualidade de vida, e que faz do mar um ativo estratégico para o futuro.
Com informações de Nicole Leslie, enviada especial a Salvador
Mais sobre o Salvador Boat Show
Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorre na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.


O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete movimentar o coração náutico do Nordeste reunindo público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor.
O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Anote aí!
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




