Salão de Barcelona apresentou novidades tecnológicas aplicadas à náutica

Por: Redação -
16/10/2017
Foto: Reprodução

Comandar um barco através de um relógio inteligente, visualizando o fundo do mar através do smartphone ou recebendo um alerta se a âncora se moveu, mesmo se estivermos a quilômetros de distância, são algumas das inovações tecnológicas que foram apresentadas no salão náutico de Barcelona.

Durante o evento, foi possível conhecer a embarcação Rodman Spirit 31, que conta com vários sensores e dispositivos que possibilitam conhecer em tempo real e remotamente vários parâmetros do barco, como nível e a condição das baterias, possíveis vias navegáveis, temperatura na sala da máquina e outros espaços do barco, se houver um risco de afundamento devido à acumulação de água, ou a presença de pessoas ou objetos no interior, entre outros.

Da mesma forma, a tecnologia aplicada à navegação já permite controlar, a partir do smartphone, os motores, o aquecimento e o ar condicionado ou a televisão, e fazer manobras de doca ou pilotar o barco por controle remoto e até mesmo comandar a embarcação através de um relógio inteligente.

Entre os aplicativos apresentados está o SmartBoat, que permite consultar através do smartphone ou do tablet vários recursos de segurança, como a localização GPS, a bateria, mas também conhecer os parâmetros de navegação, como a velocidade, o rumo ou a direção do vento.

Outra aplicação é EasyPort, que oferece um amplo catálogo de serviços ao navegador, como informação dos portos mais próximos, pontos de reparação e manutenção de barcos, segurança ou meteorologia.

A proliferação de novos aplicativos também permite a possibilidade de compartilhar os dados com outros utilizadores através da “nuvem”, como a carta de navegação, localização de bancos de peixes, enseadas e praias, restaurantes, entre outras experiências.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    De Westeros ao mar: destino que serviu de cenário para House of the Dragon tem passeio de lancha, kitesurfe e paisagens épicas

    Conheça o lado náutico do Norte do País de Gales que aparece na nova temporada da série

    Com futebol em alta, festa de barco de torcedores do Galatasaray volta a rodar o mundo; veja

    Em 2025, várias embarcações se juntaram ao iate que acompanhava a delegação do clube, que tinha conquistado o 25º título do campeonato turco

    FS 375 HT terá estreia no Sul do país durante o Boat Show em Itajaí

    Novidade da FS Yachts será levada a Itajaí, em Santa Catarina, em evento onde a próxima novidade da marca também será anunciada

    Hidea vai apresentar nova linha de motores de popa de até 200 hp no Boat Show em Itajaí

    Modelos passarão a ocupar o topo do portfólio da Hidea em potência e estarão no evento que acontece de 2 a 5 de julho

    Como gerar água doce a bordo? Tecnologia brasileira estará no Marina Itajaí Boat Show 2026

    Empresa brasileira levará ao maior salão náutico do Sul do país um sistema que transforma água do mar em água doce para uso em embarcações