Secretário de Turismo de Itajaí prevê projeção da cidade ainda maior nos próximos anos

“Em 10 anos, o perfil da cidade mudou. De cidade operária para náutica”, afirma Evandro Neiva

24/09/2022

Localizada no encontro do rio Itajaí-Açu com o mar, Itajaí sempre teve uma forte ligação com a navegação. Mas foi a partir de 2010 — com a política de incentivos fiscais adotada pelo governo estadual, por meio de programas tributários como o Pronáutica — que a cidade de belas praias e infinitas belezas embarcou na modernidade, passando a atrair estaleiros nacionais e internacionais, além de serviços e estrutura de marina. Desde então, com uma indústria náutica forte, dinâmica e ousada, consolidou-se como um importante polo náutico brasileiro.

“Em 10 anos, o perfil da cidade mudou. De cidade operária para náutica”, explicou o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, durante 0 7º Congresso Internacional Náutico, Investimentos no Turismo de Águas. “Agora, somos o principal polo náutico do Brasil e o 2º PIB do Estado de Santa Catarina”, disse, sem esconder uma ponta de orgulho.

Motivos para se orgulhar não faltam. “De cada dez lanchas vendidas no Brasil, seis ou sete foram construídas em Itajai”, disse o secretário. Além disso, a cidade conta com uma das melhores marinas do país, organiza um concorrido salão náutico (a partir de 2023, Itajaí Boat Show) e abriga em seu calendário de eventos náuticos a mais importante competição a vela do planeta: a The Ocean Race.

 

Entre os segredos para esse sucesso, segundo Evandro Neiva, está o fato de a cidade ver os empresários como parceiros e não como fonte de arrecadação.

 

Para os próximos anos, o Secretário de Turismo e Eventos de Itajaí prevê uma projeção ainda maior da cidade. Para isso, entre outros investimentos, por meio de um Projeto Público-Privado (PPP), está prevista a construção de um novo terminal de passeios, o que vai habilitar a cidade a receber transatlânticos de cruzeiro.

 

Após o encerramento do 7º Congresso Náutico foi oficialmente aberta a edição 2022 do São Paulo Boat Show, maior feira náutica da América Latina e que tem expectativa de movimentar cerca de R$ 300 milhões ao longo dos seis dias de evento.

 

São Paulo Boat Show 2022

Com 25 anos de sucesso, a histórica São Paulo Boat Show de 2022 reúne mais de 100 expositores, distribuídos por uma área climatizada de 30 mil m². O público pode conferir dezenas de novidades em lanchas, veleiros, jets, infláveis, motores, equipamentos, acessórios e serviços, além de atrações como destinos náuticospalestras, objetos de luxo e o sorteio de um barco.

 

No ano passado, o São Paulo Boat Show movimentou mais de R$ 300 milhões em negócios com a comercialização de 320 embarcações, equipamentos e serviços durante os seis dias de exposição.

 

Anote aí!

SÃO PAULO BOAT SHOW 2022
Quando: De 23 a 28 de setembro
Onde: São Paulo Expo (Rod. dos Imigrantes, km 1,5)
HORÁRIOS
Abertura (23/09): das 15h às 22h
Dias de semana: das 13h às 22h
Fim de semana: das 12h às 22h
Encerramento (28/09): das 13h às 21h
Mais informações: saopauloboatshow.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Barco da Uber: saiba como é navegar de forma gratuita no Rio Pinheiros

    Equipe de NÁUTICA testou a novidade que atracou na capital de São Paulo e que seguirá disponível para toda a população até dia 4 de agosto; confira

    Olimpíadas de Paris 2024 começam com Cerimônia de Abertura histórica em barcos no Rio Sena

    Pela primeira vez na história a celebração aconteceu fora de um estádio; confira fotos

    Ilha com ‘paisagem extraterrestre’ tem árvore que ‘sangra’ e espécies únicas no planeta

    Parte do Iêmen, Socotra serviu como palco de diversos naufrágios e abriga grande biodiversidade

    Tubarão mais velho do mundo pode ajudar a aumentar a longevidade humana

    Tubarão-da-Groenlândia pode alcançar até 400 anos de vida e nada extremamente devagar; confira

    Surfistas terão Vila Olímpica flutuante com direito a refeitório 24h durante Paris 2024

    Aranui 5 é o nome do navio de 126 metros que recebe os atletas em Teahupoo, no Taiti