Segurança

Por: Redação -
02/01/2016

Já começou a 20ª edição da campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, lançada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) para conscientizar navegadores e a população sobre a necessidade de evitar acidentes com embarcações. A campanha acontece de novembro a março.

Com a chegada do verão, o tráfego de embarcações aumenta consideravelmente na Baía de Todos os Santos e em várias outras localidades da competência do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), que inclui o litoral, rios e lagos dos estados da Bahia e Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. É nesse período que as Capitanias dos Portos, suas Delegacias e Agencias, intensificam a atuação de conscientização.

De acordo com o vice-almirante Cláudio Portugal de Viveiros, comandante do Com2ºDN, a campanha é dotada de um conceito essencialmente educativo, “buscando contribuir para que o tráfego aquaviário e o lazer náutico aconteçam de forma tranquila e sem acidentes, principalmente no período do verão, quando aumenta significativamente o número de embarcações no nosso litoral, rios e lagos”, afirmou.

Nesta temporada, só na CPBA, cerca de 150 militares deverão realizar um conjunto de ações educativas referentes à segurança da navegação, à proteção da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico.

A campanha “Legal no Mar” antecede a “Operação Verão” (fiscalização realizada de dezembro a março para combater infrações nos pontos de maior fluxo de embarcações), apoiando e distribuindo materiais informativos sobre legislação marítima, segurança, prevenção de incêndios em embarcações e sinalização. Os militares também realizam palestras em colônias de pescadores e entidades náuticas, com a finalidade de educar e instruir as pessoas sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM).

Durante os quatro meses de ações, temas como regularização de embarcações, mandamentos de segurança para pescadores e orientações para os condutores de moto aquática serão pautas da campanha nos principais terminais náuticos de passageiros, marinas e clubes náuticos.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico