Selo de certificação Acobar/ABNT entra em fase final de aprovação
Os diretores da Acobar (Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos) irão se reunir no próximo dia 10, durante o Rio Boat Show, para aprovar as regras do Selo de Certificação Acobar/ABNT, que tem como principal objetivo atestar a qualidade e segurança dos produtos da indústria náutica nacional.
O selo está diretamente relacionado aos cuidados tomados durante a construção de uma embarcação, assim como, à segurança das pessoas envolvidas na produção e no cuidado com o meio ambiente. “A Acobar está implantando o novo selo de certificação, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para oferecer aos usuários náuticos maior tranquilidade a bordo, e tem como objetivo aprimorar os padrões de segurança e qualidade na construção de embarcações brasileiras”, explica Eduardo Colunna.
O Selo de Certificação ACOBAR/ABNT visa aprimorar e evidenciar critérios de construção que elevam a segurança das embarcações de recreio em plástico reforçado em fibra de vidro, uma vez que ela estabelece importantes requisitos que foram aperfeiçoados em função da experiência adquirida durante os processos, como também, segue padrões internacionais de construção e segurança, aumentando a qualidade das embarcações nacionais.
Na prática, a utilização do selo evidencia a transparência do estaleiro, a qualidade das embarcações construídas, a otimização dos processos internos e pode ser usado como uma importante ferramenta de marketing, fortalecendo a imagem da empresa. “A criação do Selo Acobar/ABNT irá evidenciar a implementação de processos e critérios de fabricação, visando elevar a segurança e a qualidade final das embarcações, promovendo e estimulando os compromissos éticos e técnicos das indústrias náuticas”, avalia Colunna. “O selo não apenas fortalece mas também serve de expansão da indústria náutica brasileira, promovendo a ética e estimulando a cultura náutica. Por isso, é importante que todos os envolvidos na cadeia de produtiva usem o selo”, completa.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Reciclagem de resíduos e compensação de carbono foram destaque dentro do evento náutico do oeste do Paraná
Linha completa do estaleiro catarinense está à disposição; clientes garantem benefícios exclusivos da loja na compra das embarcações
Animal da espécie Oxynotus Centrina possui leucismo, condição responsável pela “aparência fantasmagórica”
Em parceria com Instituto Água e Terra e Adetur, secretaria de turismo divulgou destinos e engajou empreendedores
Regata Volta à Ilhabela teve Phoenix como campeão na classe ORC. Veja os demais premiados