Star na Ilha

Por: Redação -
16/07/2014

A partir do próximo domingo (20), Lars Grael e Samuel Gonçalves estarão em Ilhabela para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Star. O evento, que chega a sua 45ª edição, será disputado em paralelo com a Ilhabela Sailing Week e deverá atrair, além de velejadores brasileiros, quatro duplas argentinas.

“Esta será mais uma grande competição, com grandes nomes da classe Star da América do Sul. Os Brasileiros merecem destaque, claro, mas não só eles. Dentre os ex-campeões Sul-Americanos, figuram nomes como Robert Scheidt, Torben Grael, Julio Labandeira (ARG), Mark Reynolds (USA), Ding Schoonmaker (USA), Jorg Bruder (BRA), Flavio Marazzi (SUI), Gastão Brun (BRA), Erik Schmidt (BRA), Harry Adler (BRA), Guillermo Parada (ARG) e Peter Siemsem (BRA)”, diz Lars.

O evento é realizado desde 1952 e o Brasil possui 27 títulos. Lars, que conquistou o evento três vezes, em 2005, 2008 e 2011, irá brigar para tentar colocar o nome na taça mais uma vez. Mas ele sabe que não será fácil.

“O paulista Marcelo Fuchs foi 5º colocado no Mundial, disputado no início do mês na Itália e seu proeiro Ronald Seifert é o atual tricampeão Sul-Americano consecutivo. Os dois estão navegando em casa. Além deles, também estarão na água o Bruno Prada, que, como proeiro tem nada menos que uma prata e um bronze Olímpico e três títulos Mundiais, Dino Pascolato, que já foi Campeão Mundial Master e Grand Master e o argentino Torkel Borgstrom, que tem diversos títulos mundiais”, ressalta.

Em Ilhabela, Lars voltará a competir com o Star da marca Folli, de numeral 8392. Foi com este barco que ele conquistou o bronze no Mundial de 2009, o Sul-Americano de 2011 e o 7º Distrito este ano. O modelo é bem parecido com o que foi usado na conquista da Bacardi Cup, em Miami, no início do ano, e no Mundial.

“A classe Star trará brilho para a Ilhabela Sailing Week. Trata-se da classe de monotipo de quilha mais antiga e mais prestigiada da Vela Mundial. A energia da competição também é benéfica para a Star”, completa Lars.

O Sul-Americano de Star será disputado em paralelo com a Semana de Vela de Ilhabela e, por isso, os velejadores terão uma semana cheia de atividades. A competição começa no domingo, com a regata Renato Frankenthal, de percurso longo. A largada está prevista para as 10h10, em frente ao píer da Vila e, por ser toda disputada dentro do canal de São Sebastião, poderá ser assistida por quem estiver em terra.

A segunda será dia livre e de terça a sábado serão disputadas regatas barla-sota, com exceção da quinta-feira, que terá uma regata de percurso médio.

A premiação será feita no próprio sábado, a partir das 20h, no Iate Clube de Ilhabela.

Foto: Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Armatti Yachts vai exibir três lanchas no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Modelos de 30, 37 e 42 pés marcarão presença no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda

    Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo

    Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

    Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

    Quase 1.500 anos: cientistas identificam a planta marinha mais antiga do mundo

    Espécie de alga marinha surgiu no Mar Báltico no período das Invasões Bárbaras, de 375 d.C. a 700 d.C

    Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos

    Participantes disputaram regatas no sábado, mas premiação aconteceu no dia seguinte sem novas competições