Sul-Americano de Hobie Cat 16

Por: Redação -
07/11/2014

De hoje até o próximo domingo (9) as atenções da vela brasileira estarão voltadas para o Sul-Americano de Hobie Cat 16, que será realizado no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sub-sede de Maria Farinha. Cinco países, incluindo o Brasil, disputam as três últimas vagas para os Jogos Pan-Americanos de 2015, que serão realizados na cidade de Toronto, no Canadá.

Trinta barcos disputarão a competição continental. A maior representação será do Brasil, que contará com 26 embarcações. Também lutam por uma das três vagas, velejadores de Cuba, Argentina, México e Venezuela, cada um com uma dupla. Até o momento estão garantidos nos Jogos o Canadá, Estados Unidos, Guatemala e Porto Rico. “O Brasil tem tudo para conseguir uma das vagas. Além de estar em casa, tem bons velejadores na disputa”, complementou Edival Júnior.

Até domingo, nove regatas serão disputadas – sendo até três por dia, dependendo das condições do vento. Caso o Brasil consiga a vaga para o Pan 2015 na classe Hobie Cat 16, o nome da dupla nacional que representará o País no Canadá só será definido numa seletiva que será realizada em março/2015, em Porto Alegre/RS.

Todos os representantes brasileiros que disputarão o Sul-Americano participaram até a última quarta-feira (5) do Campeonato Brasileiro da classe, realizado no Cabanga. Destaque para a dupla Bernard Arndt e Diogo Zabeu, de Ilha Bela, São Paulo, que conquistou o título nacional.

Pernambuco estará representado em duas duplas. Guilherme Araújo, que correu o Brasileiro de Hobie Cat com a gaúcha Karoline Bauermann, terminando na 11ª posição, disputará o Sul-Americano com Tiago Monteiro, velejador pernambucana que recentemente disputou o Mundial de Optimist, na Argentina. A outra pernambucana é Geisa Lira, que atualmente está radicada em São Paulo. Ela velejará com o paulista Felipe Frey.

Foto: Marcos Mendez/SailStation

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia