SUP no Sul


O iate clube Veleiros do Sul, de Porto Alegre, sediou neste fim de semana a primeira edição do Campeonato Gaúcho de Stand Up Paddle (SUP). Com realização da Federação Gaúcha de Stand Up Paddle, a competição contou com a participação de 30 atletas nas modalidades Race e Funrace. Embora o céu tenha permanecido nublado, a chuva não apareceu, garantindo aos competidores boa visibilidade e boa mobilidade com o vento fraco e a corrente calma fluindo na raia do Cristal. A largada das duas modalidades ocorreu na frente do farol do VDS com um intervalo de cinco minutos.
Participaram da modalidade Race sete atletas que remaram em um percurso de quase 9 quilômetros com três voltas entre a boia de largada e a boia do Estaleiro Só. Na categoria Feminino e Feminino 12.6 Lessara Barbosa de Aguiar (Walea Canoa) foi a campeã. No masculino 12.6, André Torelly (Iate Clube Guaíba) foi o vencedor. Na classificação Geral venceu Eduardo Braz Carrard (CDJ), com Leonardo Rancich (GetSup/Walea Canoa) em segundo e André Torelly em terceiro lugar.
Após, houve a largada agitada da modalidade Funrace com 23 empolgados remadores disputando o melhor lugar entre as boias. O percurso foi de quase 3 quilômetros com apenas uma montada de boia. O estreante mais rápido foi Nicola de Araújo Fiedler e o Master foi vencedor Rafael Coelho Machado. Na Gran Master o Veleiros do Sul levou uma medalha com Ricardo Titoff Salvador. No feminino Ariane Lautert (Kitesul/GetSup) foi a vencedora com Maju Erst (Kitesul/GetSup) em segundo e Cláudia Ribeiro Freitas (SAVA) em terceiro. Na categoria Geral, Matheus Rodrigues Albernaz (Kitesul/GetSup) foi o campeão com Cristiano de Oliveira Roeche (Kitesul/GetSup) em segundo e Jerônimo Roveda em terceiro. Confira aqui todos os tempos cumpridos pelos atletas participantes.
O Veleiros do Sul tem apoiado sistematicamente a prática do SUP e a realização do evento foi uma iniciativa do associado pioneiro na prática do esporte no VDS, atual Diretor de SUP Geraldo Gomes da Silveira. “É um evento marcante na história do SUP no Rio Grande do Sul, uma vez que é o primeiro campeonato gaúcho após a constituição oficial da Federação Gaúcha de Stand Up Paddle. Para nós do VDS representa uma experiência interessante, integrando o SUP, o esporte náutico que mais cresce no mundo, à estrutura de um grande clube náutico”, ressaltou. O primeiro Campeonato Gaúcho de Stand Up Paddle contou com apoio de GET SUP, Art in Surf, AB Esportes de Praia e SupReis.
Foto e informações: assessoria de impressa
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Turistas poderão realizar passeios sem desembarcar ainda no 1º semestre; região abriga lobos e leões-marinhos
Em homenagem à imensidão azul, NÁUTICA preparou lista onde a água doce é destaque
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade