Conheça primeira embarcação com menos de 50 metros de estaleiro italiano


Quando o estaleiro Tankoa Yachts anunciou o lançamento do T450, sua primeira embarcação com menos de 50 metros, a comunidade náutica se surpreendeu. Além do esforço do estaleiro para se ramificar e produzir embarcações mais compactas, o conceito incorporou a visão única do designer Giorgio Cassetta — que passou a integrar o time de design desde então.
O T450 possui 45 metros e casco de aço e alumínio. A arquitetura naval de Francesco Rogantin focou em um conceito principal: fornecer espaços — interiores e exteriores — flexíveis, para dar a sensação de uma embarcação muito maior.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
O designer conta que o longo tempo de desenvolvimento foi um fator excepcional para a extrema qualidade do resultado. Ele foi capaz de esculpir cuidadosamente as linhas externas e refinadas do superiate, que foram feitas para aparecer como “duas pinceladas”.
Ele continua o relato: “Ela é menos esportiva, menos agressiva do que os superiates de alumínio da Tankoa. A embarcação ganhou detalhes de elegância e alguns detalhes de identidade de marca que são reconhecíveis. Além disso, o barco tem tetos altos, de 2,2 metros, e que foram um obstáculo a mais no desafio de montar um estilo que pode parecer simples, mas forma um equilíbrio refinado 100 vezes — até o último milímetro”.

Completando as inspirações, Giorgio também explicou que outro exemplo disso é o cockpit do convés principal, “fortemente inspirado por veleiros de competição com seus terraços abertos e a perspectiva infinita do convés de popa. Quando você olha para o barco atrás, o convés tem um efeito gradiente que o faz parecer muito maior. Há muita ilusão no design e não há como negar que ela parece poderosa sentada na água”.
Leia também
» Estaleiro especializado em veleiros começa produção em massa de RIBS. Confira o primeiro modelo
» Estaleiro finlandês lança seu novo carro-chefe, o maior modelo do estaleiro até agora. Veja
» Novo projeto de lancha elétrica foi pensado para “voar” sobre as águas. Conheça
No interior, foram usados materiais luxuosos inspirados no litoral, além de tons terrosos para completar a sensação de ininterrupção dos amplos espaços. “Removemos intencionalmente qualquer decoração inútil e áreas e recursos sem importância – e, ao fazer isso, demos volume às áreas de hóspedes e armazenamento”, completou o designer.


Foi com esse pensamento que foram adicionados mais alguns aparatos: um deck aberto, espaço para tender de 7 metros e uma grande lazarette. Há, ainda, a opção de colocar (ou não) uma piscina no convés. Quanto às acomodações, a opção foi alocar seis camarotes além da suíte máster do proprietário, com 65 metros quadrados.
O flybridge não escapou da genialidade do designer: ele oferece refeições ao ar livre e uma área de descanso na maior área externa de popa da classe, além de um sky lounge.
O convés principal consiste em uma grande sala de jantar, um salão de plano aberto com janelas de altura total, clube de praia opcional, piscina e terraços dobráveis.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Especialista no turismo das águas, Bianca Colepicolo explica como cidades podem se preparar para se tornar destinos náuticos
1ª aparição do casal após a modelo dar à luz ao terceiro filho foi no barco do estaleiro brasileiro, que estará no Rio Boat Show 2025
Tecnologia da Seaturns passou por testes na França e é forte alternativa limpa para a geração de eletricidade
Nesta sexta-feira (21), operação levará ao fundo do mar embarcação aposentada em 2018, para que vire recife artificial
Pesquisadores encontraram vestígios marinhos na região onde a embarcação bíblica teria repousado após o dilúvio