Estaleiro especializado em veleiros começa produção em massa de RIBS. Confira o primeiro modelo

Por: Redação -
23/08/2021

A RS Sailing divulgou detalhes de seu primeiro RIB elétrico, e ele está pronto para produção. Serão 50 cascos do RS Pulse 63 lançados em 2022 e com início de produção já em janeiro.

Depois de revelar o protótipo original do Pulse 58 no Boot Düsseldorf 2020, a equipe passou dois anos refinando o design para o maior e mais sofisticado Pulse 63.

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O casco totalmente novo da embarcação vem do designer Jo Richards, responsável pela maioria dos barcos à vela da RS. O estilo, por outro lado, vem do estúdio de superiates Design Unlimited.

Depois das mudanças, o estaleiro tem algumas novidades para contar: o RS Pulse 63 terá fonte de alimentação Hyperdrive de íon de lítio padrão, com 400 hp e 46 kW, que prometem velocidades máximas (e de explosão curta) de até 23 nós.

rs pulse 63

Navegando a um cruzeiro rápido de 20 nós, a promessa é de que ele funcione por uma hora e meia, com alcance de 30 milhas náuticas. Pensando nisso, a RS Sailing ainda disponibilizou um pacote de potência adicional de 23 kWh para maior alcance, embora o peso extra tenha impacto sobre sua velocidade.

O diretor do estaleiro, Jon Partridge, disse que existem semelhanças entre veleiros de alto desempenho (a especialidade da construtora) e RIBs, e explicou que: “Ambos precisam de superfícies de corrida ultraeficientes que possam gerenciar a transição entre os modos de deslocamento e planagem sem problemas. Muito deslocamento é ineficiente para altas velocidades e muito pouco deslocamento é ineficiente em baixas velocidades. Nossos mais novos botes e o RS Pulse 63 vão cada vez mais rápido”.

rs pulse 63

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O comprimento do RS Pulse 63 é de 6,3 metros e o layout do convés é modular. Para fortalecer o processo de personalização do proprietário, o pacote padrão foi instaurado para incluir apenas um console central e um único assento dianteiro.

O mais recente carregador rápido para a embarcação, de 25 kW, fornecerá uma carga completa em duas horas. Porém, há uma opção de 75 kW ainda mais rápida, reduzindo esse tempo para apenas 30 minutos. O único obstáculo nesse caso, para os responsáveis pela embarcação, é colocar carregadores em marinas e clubes náuticos.

rs pulse 63

“Nossa meta inicial é de 50 barcos por ano”, diz Jon Partridge, “mas devemos ser capazes de dobrar isso muito rapidamente — e dobrar novamente conforme a demanda aumenta”.

Ele ainda continua: “Atualmente, a tecnologia limita o quão pequenos os RIBs elétricos podem ser. Por enquanto, 6m ou mais se desenvolverão mais rápido e mais cedo. As grandes compensações são o comprimento e o peso da linha d’água. Infelizmente, dois terços do comprimento não equivalem a dois terços do peso”. Os comprimentos da linha d’água abaixo de 6m não são eficientes o suficiente para suportar o peso da tecnologia de bateria atual.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

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