Iates clubes paulistas se unem para fomentar a vela nacional

Por: Redação -
08/11/2016

A vela, terceiro esporte do país em número de medalhas olímpicas, recebe apoio relevante para se tornar ainda mais forte por meio do convênio assinado nesta semana entre dois tradicionais clubes do Estado de São Paulo. Yacht Club Paulista (YCP) e Iate Clube de Santos (ICS) unem seus ideais em favor de seus associados com o objetivo de fomentar a vela tanto na Represa Guarapiranga, quanto na Baixada Santista, a partir de suas respectivas sedes.

A iniciativa do convênio firmado entre os comodoros José Francisco Agostini Roxo (YCP) e Berardino Antonio Fanganiello (ICS) vai além da possibilidade de promover intercâmbio entre os associados de ambos os clubes. Conforme o presidente do Conselho Deliberativo do YCP, Carlos Frederico Hackerott, trata-se de um “acordo de cooperação” com objeto principal de desenvolver a prática da vela. “Ofereceremos clínicas para aprimorar o conhecimento dos associados do ICS em relação aos monotipos como as classes: Optimist, Laser, Snipe e HPE 25”, afirma Hackerott.

As ações patrocinadas pelo YCP em parceria com o ICS preveem a inclusão de crianças, jovens, mulheres e adultos em geral nas clínicas personalizadas. Também serão agendadas no calendário náutico a partir de 2017, regatas na represa e no mar incluindo-se dez etapas anuais da Copa Paulista de Vela (ex-Copa YCP), além de campeonatos estaduais e nacionais. Por outro lado, o ICS disponibilizará aos velejadores do YCP a oportunidade de tripular barcos de oceano, com a formação de bolsa de proeiros, resgatando uma tradição da década de 70, quando a maioria da flotilha do ICS era tripulada por velejadores da Guarapiranga.

Ainda neste ano, de 14 a 17 de dezembro, o YCP e a Dick Sail (escola de vela com mais de 30 anos) realizarão o acampamento infantil de vela para crianças de 8 a 14 anos. Filhos de associados do ICS serão acolhidos de forma especial. O curso incluirá quatro dias de atividades na terra e na água em barcos das classes Optimist e Dingue, oferecendo estrutura completa em relação à segurança e primeiros socorros 24 horas. Mais de mil velejadores já foram formados neste curso desde 1973, incluindo o medalhista olímpico e tetra campeão mundial de Star, Bruno Prada.

“Pretendemos ainda oferecer aos sócios-empresários do ICS, condições diferenciadas no treinamento corporativo de vela do YCP, que envolverá profissionais especializados em RH. A atividade está sendo preparada e customizada para empresas que desejem atrelar o desenvolvimento de equipes ao trabalho das tripulações”, propõe o diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott. A iniciativa inédita tem lançamento programado para dezembro de 2016. O convênio entre os clubes tem validade prevista até março de 2020.

Entusiasmado com o promissor projeto em favor da vela, o comodoro do YCP, José Roxo, faz questão de levar as boas-vindas ao novo parceiro. “O YCP está de portas abertas aos associados do ICS. Possuímos localização privilegiada, a 25 minutos da Berrini, em meio a um oásis de natureza exuberante com estrutura de três restaurantes, oito quadras de tênis, duas piscinas e três hangares para náutica em geral, vela, motor, remo e SUP”, enfatiza Roxo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde