Tradicional regata Aratu-Maragojipe acontece no próximo dia 9


As águas baianas ficarão agitadas no próximo dia 9 de setembro com a 48ª Regata Aratu-Maragojipe. O evento promete reunir mais de 100 barcos inscritos, entre veleiros de oceano, saveiros e escunas a vela, no seu percurso ímpar, que inclui mar e rio – metade do percurso é realizado nas águas da bela Baía de Todos os Santos, a outra dentro das águas do Rio Paraguaçu.
A competição terá três largadas para as diversas classes inscritas, a partir das 10 horas da manhã, na raia montada entre o Farolete da Base Naval de Aratu e Ilha de Maré. Participam mais de 1 500 tripulantes, o que faz dela um dos maiores eventos náuticos da América Latina.
Grandes nomes da vela já participaram da regata como os irmãos Lars e Torben Grael, Izabel Pimentel, Aleixo Belov, Julio Estevez, dentre outros e sempre que podem, marcam presença na competição.
Com a chegada dos velejadores em Maragojipe a festa está completa! A cidade celebra o seu santo padroeiro, São Bartolomeu, e durante todo o mês de agosto permanece em clima de euforia. A regata oferece um jantar aos participantes até às 21h e logo em seguida inicia-se a Cerimônia de Premiação nas proximidades do cais de Maragojipe, com muita alegria, comemoração e sensação de dever cumprido. Encerrada a premiação, os velejadores seguem para a praça central da cidade para juntar-se ao grande público a fim de prestigiarem as apresentações de grandes nomes da música baiana e brasileira em um palco montado ao lado da Igreja Matriz. Os velejadores pernoitam em seus barcos e no domingo tem o seu retorno livre para Salvador.
Preocupados com as questões ligadas à preservação ambiental, em particular com a escassez de água, a Regata Aratu-Maragojipe, lança em paralelo à realização do evento, a campanha “Quem é do mar sabe economizar”. Ter água limitada a bordo faz com que os velejadores criem automaticamente uma cultura de economia e uso racional dela.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Maior lancha do estaleiro, modelo tem navegação firme e ágil, além de ótimo aproveitamento de espaços
Taxa de fertilização dos peixes medaka cai significativamente "apenas" depois da 10ª tentativa diária, diz estudo
Visitantes poderão conferir o barco em primeira mão durante salão, que acontece de 26 de abril a 4 de maio
Encontro que abre diálogo com a Marinha do Brasil acontece neste sábado (8), com seis palestras
Especialista Bianca Colepicolo analisa a atualização da Normam 212, que autoriza novo modal de negócios no Brasil