Transat Jacques Vabre


No último domingo, 15, aconteceu a segunda – e última – regata comemorativa in-shore da Transat Jacques Vabre. Sete barcos fizeram novamente o percurso de 27 milhas entre a boca da barra do rio Itajaí-Açu, em Itajaí, e a Praia Central de Itapema. Antes do evento, aconteceu um ato de solidariedade à França, alvo de ataques na sexta-feira à noite.
Uma mensagem foi lida ao povo francês enquanto os veleiros seguiam para a linha de largada. O ato contou, ainda com as músicas Imagine, de John Lennon, e What a Wonderful World, famosa pela voz de Louis Armstrong, tocadas por um músico local, e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, entregou flores ao diretor da Jacques Vabre, Gildas Gautier. As bandeiras dos países do evento estavam a meio mastro.
A regata in-shore teve largada às 13h50min, quando ventos de 10 a 17 nós sopravam em direção Sudoeste. Além dos tripulantes, convidados especiais de cada equipe também participaram da prova comemorativa, que reuniu veleiros das classes Imoca e Multi-50. Guiado pelo francês Erwan Le Roux e pelo italiano Giancarlo Pedote, o FenêtrêA-Prysmian foi o primeiro barco a completar a prova. A Jacques Vabre, no entanto, deve continuar até o fim do mês, quando se calcula que o último dos 12 barcos que ainda não concluíram a prova deve chegar ao litoral.
Em Itapema, mais uma vez a prefeitura municipal montou uma estrutura na Praia Central, com atrações culturais, desportivas e de saúde, para que moradores e veranistas curtissem a regata. Uma escuna levou 150 convidados para bem mais perto dos veleiros.
Com a chegada do barco francês Arkema neste domingo, às 9h17min, 12 barcos ainda seguem em direção a Itajaí para completar o percurso de 8,6 mil quilômetros entre Le Havre, na costa da França, e a cidade do Vale. Os brasileiros do Zetra seguem oscilando entre o quinto e o sexto lugar da Class40, e devem finalizar a regata por volta do dia 24.
Foto: Divulgação
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Com produção no México, marca volta com força ao mercado brasileiro. Evento segue até 19 de abril, na Marina da Glória
Nova Pointter 155 Easy Ride, da Pointter Mar, ganha nova versão pensada por Pedro Bittencourt, que é totalmente cego, para seguir legado do pai
Espaço sobre as águas da Baía de Guanabara reúne personalidades do setor durante o salão náutico, que segue até 19 de abril na Marina da Glória
Patrocinado pela Vibra, circuito terá cinco bate-papos nesta quarta-feira (15). Veja a grade!
Modelos de 24 e 29 pés podem ser vistos de perto durante o evento, que segue até 19 de abril, na Marina da Glória




