Transat Jacques Vabre

Por: Redação -
18/11/2015

No último domingo, 15, aconteceu a segunda – e última – regata comemorativa in-shore da Transat Jacques Vabre. Sete barcos fizeram novamente o percurso de 27 milhas entre a boca da barra do rio Itajaí-Açu, em Itajaí, e a Praia Central de Itapema. Antes do evento, aconteceu um ato de solidariedade à França, alvo de ataques na sexta-feira à noite.

Uma mensagem foi lida ao povo francês enquanto os veleiros seguiam para a linha de largada. O ato contou, ainda com as músicas Imagine, de John Lennon, e What a Wonderful World, famosa pela voz de Louis Armstrong, tocadas por um músico local, e o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, entregou flores ao diretor da Jacques Vabre, Gildas Gautier. As bandeiras dos países do evento estavam a meio mastro.

A regata in-shore teve largada às 13h50min, quando ventos de 10 a 17 nós sopravam em direção Sudoeste. Além dos tripulantes, convidados especiais de cada equipe também participaram da prova comemorativa, que reuniu veleiros das classes Imoca e Multi-50. Guiado pelo francês Erwan Le Roux e pelo italiano Giancarlo Pedote, o FenêtrêA-Prysmian foi o primeiro barco a completar a prova. A Jacques Vabre, no entanto, deve continuar até o fim do mês, quando se calcula que o último dos 12 barcos que ainda não concluíram a prova deve chegar ao litoral.

Em Itapema, mais uma vez a prefeitura municipal montou uma estrutura na Praia Central, com atrações culturais, desportivas e de saúde, para que moradores e veranistas curtissem a regata. Uma escuna levou 150 convidados para bem mais perto dos veleiros.

Com a chegada do barco francês Arkema neste domingo, às 9h17min, 12 barcos ainda seguem em direção a Itajaí para completar o percurso de 8,6 mil quilômetros entre Le Havre, na costa da França, e a cidade do Vale. Os brasileiros do Zetra seguem oscilando entre o quinto e o sexto lugar da Class40, e devem finalizar a regata por volta do dia 24.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    1º navio da Marinha com nome feminino vai homenagear pioneira da enfermagem no Brasil

    O Navio de Assistência Hospitalar “Anna Nery” deve entrar em operação no 2º semestre e poderá realizar 500 atendimentos diários em comunidades ribeirinhas

    Próximo destino, Brasil: um dos maiores navios de guerra do mundo passará pelo Rio de Janeiro

    Com mais de 330 metros de comprimento, o porta-aviões norte-americano USS Nimitz ficará no litoral fluminense até meados de maio

    Oficialmente da Marinha: conheça diferenciais da 1ª Fragata Tamandaré incorporada à Esquadra brasileira

    Incorporada à Força em 24 de abril, embarcação carrega sistemas inteligentes, misseis, canhões e outros armamentos

    Mini Transat volta a Salvador após 15 anos e deve movimentar R$ 20 milhões na capital baiana

    Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia

    Ponte Salvador-Itaparica: navio chinês com 800 toneladas de peças está a caminho do Brasil para obras

    Embarcação tem previsão de chegada a Salvador na segunda quinzena de maio. Ponte de 12,4 km de extensão é tida como a maior sobre lâmina d’água da América Latina