Vídeo mostra trimarã que vai atravessar o Atlântico sem tripulação sendo lançado na água


O trimarã Mayflower tem o propósito de atravessar o Atlântico sem tripulação para uma viagem de exploração marítima. Com 15 metros de comprimento, o modelo não transportará ninguém a bordo. Sem tripulação, capitão, camas ou mesas para refeições, será comandado por uma sofisticada inteligência artificial. A energia será fornecida pelo sol, vento e, em caso de alguma falha, por um gerador.
Durante a viagem deverá explorar regiões do oceano que até agora não estavam ao alcance dos humanos por serem demasiado perigosas. Transporta por isso instrumentos para recolher amostras da água, monitorizar a presença de microplásticos e ouvir baleias e golfinhos.
Leia também
» Vídeo mostra barco capturando fragmento de foguete. Assista
» Itália protagonizará, na baía de Scarlino, retorno de competição de vela após quarentena
» Volvo Penta contará com novo número de atendimento a partir deste mês
Uma série de tecnologias, como câmaras e radares, vão permitir que a embarcação “identifique” o mundo à sua volta e detete possíveis obstáculos.
Construída pela ONG ProMare em conjunto com a IBM, a embarcação será lançada na sua viagem inaugural na primavera de 2021. Partirá de Plymouth, em Inglaterra, com destino a Plymouth, no estado norte-americano do Massachusetts.
A viagem vai poder ser acompanhada pela internet e, caso seja bem-sucedida, o Mayflower será o maior barco autônomo a atravessar o Atlântico. Os planos preveem, ainda, a construção de outras duas embarcações idênticas para trabalharem no Ártico.
Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Localizado na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, o imóvel possui 21 metros de comprimento e uma réplica de farol ao lado
O navegador e consultor técnico Guilherme Kodja tira, de uma vez por todas, essa dúvida que ainda confunde muita gente
São 10 fabricantes de países como China, Japão e Suécia confirmadas para o evento. Entre elas, 6 trazem elétricos no repertório
Evento será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Contermas, e terá debates sobre PIB do Mar, portos, logística, indústria naval, offshore, turismo náutico, inovação e sustentabilidade
Animal é considerado o mamífero mais mortal do mundo. Guias conseguiram acelerar a embarcação e escapar do ataque sem feridos




