Vídeo mostra trimarã que vai atravessar o Atlântico sem tripulação sendo lançado na água

Por: Redação -
17/09/2020

O trimarã Mayflower tem o propósito de atravessar o Atlântico sem tripulação para uma viagem de exploração marítima. Com 15 metros de comprimento, o modelo não transportará ninguém a bordo. Sem tripulação, capitão, camas ou mesas para refeições, será comandado por uma sofisticada inteligência artificial. A energia será fornecida pelo sol, vento e, em caso de alguma falha, por um gerador.

Durante a viagem deverá explorar regiões do oceano que até agora não estavam ao alcance dos humanos por serem demasiado perigosas. Transporta por isso instrumentos para recolher amostras da água, monitorizar a presença de microplásticos e ouvir baleias e golfinhos.

Leia também

» Vídeo mostra barco capturando fragmento de foguete. Assista

» Itália protagonizará, na baía de Scarlino, retorno de competição de vela após quarentena

» Volvo Penta contará com novo número de atendimento a partir deste mês

Uma série de tecnologias, como câmaras e radares, vão permitir que a embarcação “identifique” o mundo à sua volta e detete possíveis obstáculos.

Construída pela ONG ProMare em conjunto com a IBM, a embarcação será lançada na sua viagem inaugural na primavera de 2021. Partirá de Plymouth, em Inglaterra, com destino a Plymouth, no estado norte-americano do Massachusetts.

A viagem vai poder ser acompanhada pela internet e, caso seja bem-sucedida, o Mayflower será o maior barco autônomo a atravessar o Atlântico. Os planos preveem, ainda, a construção de outras duas embarcações idênticas para trabalharem no Ártico.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça a casa-barco centenária que nunca navegou e tornou-se atração nos EUA

    Localizado na cidade de Milwaukee, no estado de Wisconsin, o imóvel possui 21 metros de comprimento e uma réplica de farol ao lado

    Qual a diferença entre lancha, iate e veleiro? Náutica responde!

    O navegador e consultor técnico Guilherme Kodja tira, de uma vez por todas, essa dúvida que ainda confunde muita gente

    Motores elétricos prometem marcar presença no São Paulo Boat Show 2026

    São 10 fabricantes de países como China, Japão e Suécia confirmadas para o evento. Entre elas, 6 trazem elétricos no repertório

    Salvador recebe Summit Economia Azul para discutir o valor econômico do mar no Brasil

    Evento será realizado nos dias 18 e 19 de agosto, no Contermas, e terá debates sobre PIB do Mar, portos, logística, indústria naval, offshore, turismo náutico, inovação e sustentabilidade

    Impressionante! Hipopótamo assusta barco de turistas em rio de Botsuana; assista

    Animal é considerado o mamífero mais mortal do mundo. Guias conseguiram acelerar a embarcação e escapar do ataque sem feridos