Vídeo mostra barco capturando fragmento de foguete. Assista

Por: Redação -
16/09/2020
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica

No dia 18 de agosto, Elon Musk, fundador da SpaceX, publicou em suas redes sociais um vídeo feito estrategicamente por um drone, que mostra a captura de uma das carenagens do foguete Falcon 9, recém-enviado à órbita transportando um novo lote de satélites Starlink. O barco que resgatou a peça foi o GO Ms. Tree, equipado por uma enorme rede que suavizou o pouso e o impacto com o oceano, que poderia causar uma perda definitiva de todo material, que seria essencial para o sucesso da missão.

As carenagens dos foguetes vêm em duas peças que, juntas, valem em torno de 6 milhões de dólares e voltam à Terra a partir do momento que o Falcon atinge a altitude de 70km.

LEIA MAIS:

 >> O trimarã de 109 pés que circulou o globo em 74 dias está à venda, com o nome de Brigitte Bardot no casco
>> Conheça o mini barco da Marinha dos EUA que possui o tamanho de um carro
>> Estúdio holandês cria inusitada embarcação sustentável que se eleva sobre as águas

A captura da carenagem se trata do segundo plano bem sucedido envolvendo o resgate de cargas espaciais. No final de julho, os barcos GO Ms. Tree e GO Ms. Chief haviam recuperado, pela primeira vez, as duas peças do equipamento que protege a carga, ao salvar o material do satélite militar sul-coreano ANASIS-II.

Veja abaixo o vídeo capturado:

Por Amanda Ligório, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Mansão flutuante": conheça a tendência global que atracará no São Paulo Boat Show 2026

    Conhecida como "yacht standard", a moda faz com que embarcações funcionem como extensões imobiliárias de luxo; evento vai de 24 a 29 de setembro

    De olho no mundial e nas Olimpíadas: veja os resultados da Copa Brasil de Vela de Praia 2026

    Competição chegou à 6ª edição em Fortaleza e serviu como preparação para o Mundial de Vela 2027, etapa classificatória para os Jogos Olímpicos 2028

    Nova lancha de luxo de Charles Leclerc custou quase R$ 5 milhões e chega a 75 km/h

    Modelo do estaleiro italiano Riva, o 3º da marca sob posse do piloto, segue um visual clássico que alia materiais como madeira e couro

    Morre Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar

    Empresário, natural do distrito de Leiria, em Portugal, fundou a empresa ao lado da esposa Yolanda Cristina

    Filho de Robert Scheidt conquista título Mundial Sub-19 de Vela

    Prestes a completar 17 anos, Erik Scheidt esteve entre os cinco melhores colocados em 10 das 11 regatas da classe ILCA 6 disputadas na Dinamarca