Vela em Floripa

Por: Redação -
19/01/2016

Entre os dias 27 e 30 de janeiro, o Iate Clube de Santa Catarina organiza a 27ª edição do Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina. A competição, considerada como uma das três maiores do país, terá um peso ainda maior em 2016, pois além dos títulos da competição os velejadores de ORC e RGS disputam também o Campeonato Brasileiro das categorias.

Participam da competição, além das classes ORC e RGS, embarcações de IRC, C30 e HPE-25. Durante os quatro dias de evento estão previstas uma regata longa e cinco barla-sota, sendo que uma das regatas barla-sota pode ser substituída por uma média. Todas as disputas estão previstas para início ás 12h, na raia de Jurerê, exceto no dia de regata de percurso longo, que terá sinalização de partida a partir das 11h.

“Nós teremos uma quantidade muito boa de embarcações, mas mais do que isso, teremos uma qualidade muito boa. Por ser um Brasileiro de ORC e RGS, esperamos um nível técnico altíssimo. Eu já participei de todas as edições do Circuito Oceânico e acredito que esse evento tem tudo para ser um dos mais disputados entre todos já realizados”, explica o comandante Marcelo Gusmão, que já venceu o Brasileiro de ORC por seis vezes e esse ano tenta, à frente do Itajaí Sailing Team, mais um título nacional.

Inclusive, o Itajaí Sailing Team tem uma árdua missão pela frente. Atual bicampeão da competição na classe ORC, o carioca Ângela Star já confirmou presença na competição e vem atrás de mais um título. Vice-campeão na edição passada, a equipe de Itajaí protagonizou um duelo acirrado com a embarcação do Rio de Janeiro e em 2016 a disputa promete ser ainda mais equilibrada com a presença de mais equipes.

Além do Ângela Star, a edição de 2015 teve como campeões os catarinenses Zeus Team (C30) e Flash Best Fellow (RGS) e o gaúcho Tereza (HPE-25). A expectativa da organização é de que aproximadamente cinquenta embarcações participem do Circuito Oceânico.

As inscrições para o 27º Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina já estão abertas. Para mais informações basta entrar em contato com a Secretaria de Eventos Náuticos do Iate Clube de Santa Catarina através do email [email protected] ou no (48) 3225-7799 com Lucas, Fogaça ou Bruno.

Foto: Gabriel Heusi/ICSC

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Armatti Yachts vai exibir três lanchas no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Modelos de 30, 37 e 42 pés marcarão presença no evento, que acontece de 4 a 7 de julho

    Por que a tocha olímpica não apaga debaixo d’água? Entenda

    Tradicional revezamento que antecede os Jogos contou com trecho submerso na França, a 20m de profundidade no Mediterrâneo

    Enorme submarino de guerra surge em Santos, no litoral de São Paulo

    Embarcação da Marinha, o Tikuna - S34 chamou a atenção ao atracar com tripulantes sobre o casco

    Quase 1.500 anos: cientistas identificam a planta marinha mais antiga do mundo

    Espécie de alga marinha surgiu no Mar Báltico no período das Invasões Bárbaras, de 375 d.C. a 700 d.C

    Copa Mitsubishi de Vela: 2ª etapa termina com premiação e domingo sem ventos

    Participantes disputaram regatas no sábado, mas premiação aconteceu no dia seguinte sem novas competições