Vela oceânica

Tradicional etapa do calendário de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, a Regata Arquipélago acontece nesse sábado, 17, na Baía Norte, em Florianópolis. Com largada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte marcada para às 12h, a competição é aberta aos veleiros das classes C30, ORC, HPE, RGS e Início/Retorno e a expectativa é grande devido às condições apontadas para o fim de semana na capital catarinense.
As previsões marcam ventos de 12-16 nós (entre 25 e 32km/h) o que seria perfeito para a regata que tem seu percurso todo na Baía Norte. Logo após a largada, os veleiros mais rápidos precisam cumprir uma perna de barla-sota, que consiste em uma navegação contra o vento (perna de barlavento) até uma boia determinada pela Comissão de Regatas, e retornam a favor do vento (perna de sotavento), o que deixa a regata ainda mais técnica.
Após essa passagem, o percurso segue igual para todas as classes, incluindo a de barcos mais lentos, passando por boias nas proximidades da Marina de Santo Antônio e Ilha do Ratones Grande (para as classes mais velozes) e Ratones Pequeno (para os barcos mais lentos) retornando para o Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, local de chegada.
Os barcos elegíveis para a Regata Arquipélago devem preencher o formulário de inscrição na Secretatia Náutica do Iate Clube de Santa Catarina até às 11h deste sábado.
Até o momento, seis etapas já foram realizadas na Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho), Regata Lineares (junho) e Regata Baía Sul (agosto). Até o fim da temporada estão programadas, além da Regata Arquipélago, a Regata Mormaii (outubro), Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.
Foto: Gabriel Heusi
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Navegação noturna envolve mais riscos e exige o dobro de atenção no posto de comando; confira
Equipamento pode ter diferentes formas e adequações; saiba qual faz mais sentido para o seu barco
As obras poéticas de Aude Bourgine pretendem despertar admiração pela natureza e o desejo de protegê-la
Local foi inundado há 64 anos para a construção da barragem hidrelétrica e hoje recebe mergulhadores
Embarcação offshore se chama SOV 7017, e foi a grande novidade da construtora Damen em evento na Holanda