Vela oceânica

Por: Redação -
16/09/2016
©2014_Gabriel_Heusi

Tradicional etapa do calendário de vela oceânica do Iate Clube de Santa Catarina, a Regata Arquipélago acontece nesse sábado, 17, na Baía Norte, em Florianópolis. Com largada em frente ao Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte marcada para às 12h, a competição é aberta aos veleiros das classes C30, ORC, HPE, RGS e Início/Retorno e a expectativa é grande devido às condições apontadas para o fim de semana na capital catarinense.

As previsões marcam ventos de 12-16 nós (entre 25 e 32km/h) o que seria perfeito para a regata que tem seu percurso todo na Baía Norte. Logo após a largada, os veleiros mais rápidos precisam cumprir uma perna de barla-sota, que consiste em uma navegação contra o vento (perna de barlavento) até uma boia determinada pela Comissão de Regatas, e retornam a favor do vento (perna de sotavento), o que deixa a regata ainda mais técnica.

Após essa passagem, o percurso segue igual para todas as classes, incluindo a de barcos mais lentos, passando por boias nas proximidades da Marina de Santo Antônio e Ilha do Ratones Grande (para as classes mais velozes) e Ratones Pequeno (para os barcos mais lentos) retornando para o Trapiche da Avenida Beira-Mar Norte, local de chegada.

Os barcos elegíveis para a Regata Arquipélago devem preencher o formulário de inscrição na Secretatia Náutica do Iate Clube de Santa Catarina até às 11h deste sábado.

Até o momento, seis etapas já foram realizadas na Copa Veleiros de Oceano: Regata Centro-Jurerê (fevereiro), Regata Cidade de Florianópolis (março), Regata Fortalezas (abril), Regata Tripulação (junho), Regata Lineares (junho) e Regata Baía Sul (agosto). Até o fim da temporada estão programadas, além da Regata Arquipélago, a Regata Mormaii (outubro), Regata Marejada (novembro) e a Volta à Ilha de Santa Catarina, que encerra o calendário náutico do ICSC no mês de dezembro.

Foto: Gabriel Heusi

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Carregador de baterias é destaque da Global Power Systems no Boat Show de Itajaí

    Empresa especialista em soluções de energia também exibirá gerador náutico e outros itens

    Iate Marine leva opções de cotas compartilhadas ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Sistema da empresa oferece grupos de quatro e oito cotas para quem deseja dividir os custos e uso da embarcação

    Vokan apresenta serviço de seguros náuticos no Marina Itajaí Boat Show 2024

    A corretora estará presente no evento, que acontece entre 4 e 7 de julho, em Santa Catarina

    Estofados náuticos da Agroquímica estarão no Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estande terá opções da marca Kelson's para todos os gostos no salão que acontece de 4 a 7 de julho

    Yachtmax leva Ferretti 720 ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Representante da Ferretti e Okean no Brasil estará com dois barcos no evento náutico, de 4 a 7 de julho