Veleiro gigante precisa ser rebocado por outro navio até galpão na Holanda
Quem estivesse observando o mar a partir do litoral de Zwartsluis, na Holanda, em meados de maio, pôde presenciar uma cena incrível: um veleiro gigante sendo rebocado por outro navio. O modelo Alea, de 56 metros, chegou aos galpões da cidade holandesa após dois anos de construção.
O veleiro de alumínio, além de ser equipado com um saveiro, possui proa invertida e convés nivelado. Uma quilha de elevação reduz seu calado de 6,6 metro para apenas 3,5 metros a fim de facilitar a exploração de baías e portos rasos.
Quando a construção for concluída, o barco terá um mastro de carbono de 55,32 metros de altura. Contará também com uma vela mestra de 682 metros quadrados e uma vela de proa de 484 metros quadrados.
O interior do veleiro não deixa a desejar no quesito acomodação, já que inclui uma suíte do proprietário na proa e outras quatro cabines de hóspedes na popa. A popa, inclusive, possui espaço suficiente para um beach club.
Suas inovações incluem um equipamento que simplifica as mudanças de vela de proa e um avançado sistema submarino de ancoragem.
O veleiro pode comportar dois tenders, um sob uma escotilha no convés de proa e outro na popa. O iate deve ser entregue ao seu proprietário ainda em junho.
Alea é um dos três veleiros atualmente em construção pelo estaleiro Vitters, ao lado do Projeto 3093, de 44 metros, e do Projeto 3090, de 59 metros.
Por Gabriel Caldini, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Feita no Brasil, a lancha deu show mesmo em um dia de mar difícil, nas águas de Fort Lauderdale, nos Estados Unidos
Com o Fractional Ownership BYC, barcos têm até três proprietários e concierge que já deixa o veleiro pronto para usar
Representada pela concessionária Moto Oeste, unidade contará com toda linha de lanchas fabricadas pela Fibrafort
NX Summer Day reuniu mais de 850 clientes e parceiros do estaleiro na Praia dos Carneiros (PE); cerca de 30 lanchas NX também atracaram na festa
Produzido pela Revista Náutica, material gratuito traz atrativos turísticos de cidades lindeiras. Saiba como acessar