Empresa divulga veleiro híbrido criado para combater a poluição oceânica


Apresentado há pouco tempo pela SeaCleaners, o Manta é um veleiro híbrido gigante, criado para reforçar a batalha contra a poluição oceânica por plástico.
Ele foi projetado para coletar, tratar e reaproveitar um grande número de detritos de plástico flutuando em águas poluídas, ao longo das costas, em estuários e na foz de grandes rios.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Com um processamento inédito, ele baseia-se, principalmente, em fontes de energia renováveis, como a solar. A embarcação de alto mar é ecológica e capaz de cruzar os oceanos, intervindo rapidamente onde for necessário.

Graças ao seu design bio mimético, sistema de propulsão híbrido e fornecimento de energia a partir de fontes de energia renováveis, o Manta irá operar 75% do tempo de forma autônoma, sem o uso de combustíveis fósseis — e com uma pegada ambiental mínima.
Leia também
» Ilhabela se confirma como o mais novo ponto de agregação da maior espécie de raia do mundo
» Projeto realizará ação de limpeza na Ilha do Mel, no Paraná. Confira
» Fabricante sueco lança motor elétrico que promete menos ruído e mais durabilidade. Veja
O catamarã de alta tecnologia deve extrair entre 5 mil e 10 mil toneladas de plástico flutuante a cada ano, sendo capaz não apenas de coletar resíduos plásticos marinhos, mas também processá-los e reaproveitá-los.

Ele funcionará como um laboratório científico para a observação, análise e compreensão da poluição do oceano por plástico. Além disso, também irá gerar uma plataforma educacional aberta e, quando estiver no porto, realizará conferências de aprendizagem para o público em geral.
O lançamento está previsto para 2024 e a expectativa é de que seja um exemplo inovador de soluções de tecnologia de ponta para gestão e reaproveitamento de resíduos, servindo como uma alavanca para acelerar a implantação da economia circular em suas áreas de atuação.
Confira detalhes no vídeo abaixo:
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Esperada para 2027, competição que parte da França rumo a uma jornada em solitário pelo Atlântico teve lançamento oficial nesta terça-feira (28), no Yacht Clube da Bahia
Embarcação tem previsão de chegada a Salvador na segunda quinzena de maio. Ponte de 12,4 km de extensão é tida como a maior sobre lâmina d’água da América Latina
Embarcação de 464 pés atravessou rota bloqueada pelo Irã mesmo não sendo um navio cargueiro. Veja mais detalhes do barco!
Novo projeto pretende avaliar se a carne do animal é boa para consumo e envolver os pescadores no monitoramento dessa espécie
Embarcação da Captain Paul Watson Foundation esteve envolvida em ações diretas para interromper a pesca industrial de krill. Visitas são gratuitas




