Empresa divulga veleiro híbrido criado para combater a poluição oceânica


Apresentado há pouco tempo pela SeaCleaners, o Manta é um veleiro híbrido gigante, criado para reforçar a batalha contra a poluição oceânica por plástico.
Ele foi projetado para coletar, tratar e reaproveitar um grande número de detritos de plástico flutuando em águas poluídas, ao longo das costas, em estuários e na foz de grandes rios.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Com um processamento inédito, ele baseia-se, principalmente, em fontes de energia renováveis, como a solar. A embarcação de alto mar é ecológica e capaz de cruzar os oceanos, intervindo rapidamente onde for necessário.

Graças ao seu design bio mimético, sistema de propulsão híbrido e fornecimento de energia a partir de fontes de energia renováveis, o Manta irá operar 75% do tempo de forma autônoma, sem o uso de combustíveis fósseis — e com uma pegada ambiental mínima.
Leia também
» Ilhabela se confirma como o mais novo ponto de agregação da maior espécie de raia do mundo
» Projeto realizará ação de limpeza na Ilha do Mel, no Paraná. Confira
» Fabricante sueco lança motor elétrico que promete menos ruído e mais durabilidade. Veja
O catamarã de alta tecnologia deve extrair entre 5 mil e 10 mil toneladas de plástico flutuante a cada ano, sendo capaz não apenas de coletar resíduos plásticos marinhos, mas também processá-los e reaproveitá-los.

Ele funcionará como um laboratório científico para a observação, análise e compreensão da poluição do oceano por plástico. Além disso, também irá gerar uma plataforma educacional aberta e, quando estiver no porto, realizará conferências de aprendizagem para o público em geral.
O lançamento está previsto para 2024 e a expectativa é de que seja um exemplo inovador de soluções de tecnologia de ponta para gestão e reaproveitamento de resíduos, servindo como uma alavanca para acelerar a implantação da economia circular em suas áreas de atuação.
Confira detalhes no vídeo abaixo:
Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.
Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Empresa brasileira especializada em limpeza náutica alerta para os riscos da maresia e reforça a importância de produtos próprios para barcos
Segundo ranking do Tripadvisor, oito dos 10 lugares mais bem avaliados para viagens a dois são conhecidos por suas praias paradisíacas
Para o Kiribati, participar do torneio em 2030 simboliza, também, voltar os olhos do mundo à crise climática e ao aumento do nível do mar
Embarcação voltada ao público infantil para troca de figurinhas passa a receber visitantes neste sábado (13), das 10h às 12h, no lago do Parque do Paço
Nesta quinta-feira (11) é comemorado o Dia da Marinha do Brasil e, na terça (9), o Serviço Militar Inicial Feminino teve as primeiras mulheres incorporadas




