Veleiro Marujo’s promove experiência gratuita no Salvador Boat Show
Visitantes do evento têm a oportunidade de velejar em embarcação imponente e tradicional. Saiba detalhes


Além de movimentar a Bahia Marina com o dobro de expositores, o Salvador Boat Show vai além dos negócios náuticos. Cultura e experiências também têm vez no evento e prova disso está na iniciativa do Veleiro Marujo’s. A embarcação promove passeios à vela gratuitos aos visitantes do salão náutico — e a Revista Náutica participou para saber detalhes.
Salvador investe na economia do mar para impulsionar negócios náuticos
2ª edição do Salvador Boat Show tem o Ministério do Turismo como patrocinador oficial
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Eu, Nicole, repórter da revista, estive a bordo do Marujo’s com uma tripulação mais que experiente. A embarcação foi comandada por Wallace Wicks, um do trio de irmãos donos do veleiro, e por Tata Mott, velejadora que também acumula títulos e que, inclusive, já conduziu o Marujo’s com uma tripulação 100% feminina — em regata que, por sinal, também as rendeu medalhas. A tripulação foi complementada pela árbitra de vela e também velejadora Marione Macário.
Ver essa foto no Instagram
O Marujo’s está em um estande na parte central do píer do Salvador Boat Show que se estende pela Baía de Todos-os-Santos, do lado esquerdo de quem entra no píer. Os passeios partem em dois horários, às 16h e às 17h, e têm cerca de uma hora de navegação. Interessados devem agendar horário diretamente no evento.
Na minha experiência, tive o privilégio de assistir ao pôr do Sol na calmaria das águas baianas, com o som das marés sendo o único ruído externo. Nada de motores: apenas o vento, as velas e o mar.
Além do cenário que poupa comentários — até porque as imagens falam por si só — os visitantes que compartilharam o mesmo passeio também elogiaram a iniciativa e se mostraram bem contentes e satisfeitos com a experiência.
O advogado Luiz Rabelo disse que “foi uma experiência nova, incrível e extremamente gostosa na Baía de Todos-os-Santos” e que recomenda o passeio a todos.


Joel Cerqueira, o Secretário de Turismo de Simões Filho, região metropolitana de Salvador, contou que apesar de abrigarem a Baía de Aratu, que é lar de diversos veleiros, a experiência no Salvador Boat Show foi a primeira velejada dele.
Um prazer imenso esse contato com a vela e com a náutica-complementou o Secretário
A equipe do Veleiro Marujo’s explicou que o objetivo de trazer a experiência para o salão náutico é justamente dar a oportunidade aos visitantes de sentirem, na prática, como é navegar em um barco à vela.
Durante o passeio, a tripulação — sempre muito gentil — também explica alguns funcionamentos e detalhes do barco, para entendermos como e para que serve cada elemento dessa orquestra que é velejar usando o vento como chave principal.
Como bem colocado pela marinheira Tata Mott, “velejar não dá pra falar, tem que experimentar e vivenciar para entender”.
Mais sobre o Salvador Boat Show
Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento acontece na Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.
O salão náutico oferece experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até passeios de barcos à vela. O evento reúne público qualificado com oportunidades de negócios para o setor, movimentando o coração náutico do Nordeste.


O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).
Anote aí!
Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
Onde: Bahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema
"Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco
Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa
Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30
Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia




