Salvador investe na economia do mar para impulsionar negócios náuticos

Secretária do Mar de Salvador, Maria Eduarda Lomanto, prevê crescimento de 20% no volume de negócios com a 2ª edição do Boat Show na cidade

Por: Nicole Leslie -
17/10/2025
Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Salvador está dando passos firmes para transformar seu mar em vetor estratégico de desenvolvimento econômico. A criação da Secretaria do Mar de Salvador, no início de 2025, marcou uma nova fase para a cidade, que passou a olhar para a Baía de Todos-os-Santos não apenas como um cartão-postal, mas como um ativo econômico real.

“Aqui a gente olha o mar com a perspectiva de negócio”, afirmou Maria Eduarda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador, em entrevista exclusiva à Revista NÁUTICA. Essa visão se conecta diretamente com o Salvador Boat Show 2025, que acontecerá de 30 de outubro a 2 de novembro, na Bahia Marina, e deve movimentar ainda mais a economia náutica local.

Maria Eduarda Lomanto, Secretária do Mar de Salvador. Foto: Divulgação

Lomanto disse que a 1ª edição do evento, em 2024, movimentou cerca de R$ 35 milhões na economia do mar em Salvador. Para este ano, a Secretaria projeta um aumento de 20% nesse volume — ultrapassando R$ 42 milhões.

 

A pasta também espera ainda mais visitantes no salão náutico, que ano passado já chegou a aproximadamente 5 mil pessoas, tendo em vista o crescimento já visível do evento.

 

A edição inaugural, já considerada um sucesso, teve quatro estaleiros exibidos. Para este ano, ao menos onze já confirmaram participação, além de marcas de equipamentos e acessórios náuticos que também integram a feira. As expectativas, portanto, estão mais altas.

Salvador Boat Show estreou na cidade em 2024, na Baía de Todos-os-Santos. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Mais do que um salão náutico, o Boat Show se consolida como uma plataforma de negócios para diferentes perfis. Um dos pontos levantados pela Secretária do mar de Salvador, inclusive, enfatiza a ampla gama de público qualificado que o evento movimenta, indo além do mercado de luxo e atraindo consumidores de barcos esportivos e os adeptos de modelos de compartilhamento de barcos — que, por sua vez, está em ascensão na cidade.

A compra de barcos por cotas é um negócio que vem crescendo em Salvador. Isso também fomenta o desenvolvimento da economia náutica– destacou Duda Lomanto

Essa diversificação reflete a expansão do próprio setor na cidade. Durante a abertura da 1ª edição do evento, o prefeito Bruno Reis afirmou que o salão náutico poderia servir como uma nova vitrine de negócios e possibilidades em Salvador — o que foi confirmado pelos números.

Que esse evento possa projetar nossa cidade no Brasil e no mundo, atraindo milhares de visitantes para curtir as belezas naturais daqui– declarou à época 

Embarcações no Salvador Boat Show 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Secretaria do Mar de Salvador

A instalação da Secretaria do Mar de Salvador, em março de 2025, integrou as ações voltadas ao desenvolvimento econômico e social ligados ao mar, com o objetivo de fomentar a cultura náutica na cidade. Nesse sentido, Lomanto destacou as vantagens geográficas de Salvador, que tem na Baía de Todos-os-Santos um de seus maiores trunfos.

 

Trata-se da segunda maior baía navegável do mundo, com águas seguras para navegação durante todo o ano e que permitem a passagem de embarcações tanto de dia quanto à noite (dependendo do tamanho do barco). Essa estrutura natural dá à capital baiana um diferencial competitivo na economia do mar em nível nacional e garante seu título de capital da Amazônia Azul.

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

A Secretaria trabalha com diferentes pastas para transformar o potencial do mar de Salvador em negócios concretos. Para isso, ela atrai investimentos e fortalece setores como turismo náutico, marinas, manutenção de embarcações e serviços especializados.

A economia do mar é um pilar dentro de toda a matriz econômica da nossa cidade– afirmou Duda Lomanto

Foto: Victor Santos / Revista Náutica

Sendo a primeira secretaria especializada no mar de uma cidade e nos negócios que ele pode atrair, a Secretaria do Mar de Salvador tem como missão não apenas impulsionar a economia do mar, mas posicionar a cidade de forma mais ampla no cenário nacional e internacional. Afinal, a cidade tem muito mais a oferecer do que simplesmente o turismo tradicional e boas festas, como o Carnaval.


Mais sobre o Salvador Boat Show

Após uma estreia de sucesso em 2024, o Salvador Boat Show retorna consolidado como o maior salão náutico da Bahia. O evento ocorrerá na icônica Baía de Todos-os-Santos, cercada pela cultura inconfundível de Salvador e com toda a comodidade da Bahia Marina.

Salvador Boat Show, em 2024. Foto: Victor Santos / Revista Náutica

O salão náutico oferecerá experiências únicas que vão desde test-drives de embarcações até atrações culturais. O evento promete reunir público qualificado, novidades e oportunidades de negócios para o setor, movimentando o coração náutico do Nordeste.

 

O Salvador Boat Show 2025 tem o Ministério do Turismo/Governo Federal como patrocinador do Turismo Náutico e patrocínio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Especial do Mar (SEMAR) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (SEMDEC).

 

Anote aí!

Quando: De 30 de outubro a 2 de novembro de 2025
OndeBahia Marina (Av. Lafayete Coutinho, 1010, bairro do Comércio, Salvador-BA)
Horário
: 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 14h às 21h; e no dia 2, das 14h às 20h.
Mais informações: site do evento
Ingressos: site oficial de vendas

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como acelerar a descarbonização da navegação? Painel do JAQ Hidrogênio debateu estratégias

    Diretor de Tecnologia do Itaipu Parquetec, mentora de Mobilidade a Hidrogênio da SAE Brasil e diretor de Meio Ambiente do Porto de Paranaguá discutiram o tema

    Na COP30, presidente da CETESB se surpreende com tecnologia do JAQ H1: "é uma revolução"

    "Estamos juntos na mesma missão de salvar o planeta", declarou Thomaz Toledo, que destacou a iniciativa do barco

    "Esperança para o transporte pelo mar": Governador do ES fala sobre JAQ H1

    Em visita à embarcação pioneira do Projeto JAQ na COP30, Renato Casagrande comentou sobre a importância da iniciativa

    Governador do Piauí visita o JAQ H1 e afirma: “fica claro que é viável substituir combustíveis fósseis”

    Rafael Fonteles conheceu a embarcação 100% movida a hidrogênio verde nesta quarta-feira (12), durante a COP30

    Governador do RS enxerga JAQ H1 como inspiração: "Uma grande oportunidade para todos"

    Eduardo Leite visitou o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio durante a COP30 e destacou o potencial econômico e ambiental da tecnologia