Velejaço Noturno completa 50 edições em Porto Alegre


O tradicional Velejaço Noturno, promovido pelo Veleiros do Sul, em Porto Alegre, completou 50 edições nesta quarta-feira, 8. O tempo colaborou com as tripulações que foram para raia participar do evento comemorativo. O vento leste de intensidade de 12 a 14 nós e a lua cheia tornaram uma regata agradável para os velejadores dos 17 barcos inscritos.
A largada do Velejaço foi às 19h30min em frente ao clube com 20 barcos. O percurso da regata era até a boia do canal próximo ao Gasômetro, retorno até ao par da Piava e chegada entre a CR e o farol do Clube. O barco Stromboli, de Pedro Chiesa, foi o fita azul ao cruzar a linha de chegada às 20h37min52s. Seguido pelo Xerife, de Luiz Tarrago, às 20h38min12s.
Concebida pelo atual Comodoro Eduardo Ribas em 2009, a simpática regata da vela gaúcha surgiu com a ideia de aproveitar o horário de verão, e as boas condições do tempo entre outubro e março, para uma regata mensal no meio da semana com perfil descontraído e de agregar familiares e amigos nas tripulações. O Velejaço não tem premiação, mas vale súmula e ninguém quer ficar para traz na raia.
É conhecida também como a regata do pôr-do-sol, com o Guaíba e a Cidade bem ajustados ao doce cenário que os velejadores vislumbram durante a prova. É um evento que cada vez mais traz gente de fora da vela para experimentar a sua delícia. E não há quem saia dela sem ser contaminado por essa experiência.
Fotos: Ricardo Pedebos/VDS/Divulgação
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Embarcações dos 19 aos mais de 30 pés estarão nas águas da Marina da Glória de 26 de abril a 4 de maio
Horse Powertrain estreia no setor com a brasileira Hybdor, adaptando motor do Renault Duster para versão híbrida e flex (gasolina e etanol)
Ainda em construção, embarcação combina luxo ao vintage e já está quase totalmente reservada para passeios em 2026
São 44 veleiros inscritos na disputa, que começou no sábado (15). Etapa segue no próximo final de semana
Uruguaio apostou nas tecnologias avançadas da icônica embarcação para superar o medo de navegar