Venice Boat Show confirma data para maio de 2021, em parceria com a e-Regatta
O Venice Boat Show e a e-Regatta — regata de barcos elétricos —, ambos adiados no último ano por conta da pandemia de Covid-19, estão programados para acontecer de 29 de maio a 5 de junho deste ano, na histórica cidade do canal “La Serenissima”.
Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações
Aproveitando o status marítimo da cidade, os organizadores focaram no histórico da mostra e no objetivo de superar a marca de 27 mil visitantes na última edição, em 2019, aumentando, assim, o alcance do evento.
Para colocar o salão náutico em prática, o Venice Boat Show conta com o apoio da própria cidade de Veneza, do Vela (principal fornecedor de transporte público da região) e da Marinha Italiana. O local escolhido foi o Arsenale de Veneza, um antigo complexo de estaleiros, no centro do poderio naval de Veneza, da época em que a cidade governava os mares. Esse apogeu aconteceu no século 15, em que era produzido um navio por dia.
Unindo beleza e ancestralidade, o Arsenale é o cenário perfeito para o evento. Além de toda a sua tradição, o local ainda possui 50 mil metros quadrados (5 hectares), mais 30 mil metros quadrados de área de exposição externa e 10 mil metros quadrados de pavilhões internos.
Um dos destaques da última edição foi a grande adaptação do público às embarcações elétricas ou híbridas. Inclusive, na abertura do show, o prefeito Luigi Brugnaro declarou, junto a presidenta do Senado italiano, Maria Elisabetta Alberti Casellati, que o objetivo é permitir somente barcos elétricos e híbridos no futuro da cidade.
Leia também
» Teste Triton 52 Fly: revelamos todos os detalhes da maior lancha da Triton Yachts
» Estúdio italiano apresenta superiate híbrido explorador com popa estendida
» Conceito de iate une inspiração em navio viking e modernidade tecnológica. Conheça
Em relação à e-Regatta, o intuito é elucidar a viabilidade para o uso do canal na cidade. Na apresentação, eles devem abordar principalmente a propulsão elétrica como alternativa para os barcos de recreio e comerciais. A regata de barco elétrico está sendo organizada pela Venice Agenda 2028 (VA2028), pelo Triumph Group International e pela Assonautica Venezia, sob a bandeira da Inland Waterways International (IWI) .
Uma forma que os idealizadores encontraram de julgar a capacidade das embarcações é pelas provas de velocidade, slalom e enduro. Em uma das ocasiões, elas serão julgadas pela “e-ballerina”: uma combinação de manobras de patinação no gelo e esqui aquático que requer muita destreza dos barcos.
As atrações não param por aí: já é o segundo ano em que a exposição internacional de produtos e projetos voltados para a vela sustentável entra em cena. Esse projeto convida inscrições de profissionais e estudantes, de forma individual ou em associação, para expor suas propostas durante o salão, desde as criações já estruturadas à simples esboços. Eles podem estar relacionados ao projeto geral de uma embarcação, interiores, componentes detalhados, sistema de propulsão, estrutura, etc. É possível, inclusive, abordar mais de um parâmetro de uma vez só. A exibição dos trabalhos vencedores será realizada no Arsenale durante o show e, talvez, em alguns dos outros museus de Veneza, posteriormente. O comitê de seleção é um painel de especialistas nomeado pelo próprio prefeito de Veneza.
Os interessados em competir devem entrar em contato com o cofundador da e-Regatta Kevin Desmond em [email protected] e os interessados em se inscrever no último concurso devem contatar o [email protected] ou visitar a página de informações do projeto no site da Fondazione. É necessário conferir os requisitos. Confira abaixo o vídeo promocional do evento.
Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira
Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga