Venice Boat Show confirma data para maio de 2021, em parceria com a e-Regatta

Por: Redação -
16/02/2021

O Venice Boat Show e a e-Regatta — regata de barcos elétricos —, ambos adiados no último ano por conta da pandemia de Covid-19, estão programados para acontecer de 29 de maio a 5 de junho deste ano, na histórica cidade do canal “La Serenissima”.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Aproveitando o status marítimo da cidade, os organizadores focaram no histórico da mostra e no objetivo de superar a marca de 27 mil visitantes na última edição, em 2019, aumentando, assim, o alcance do evento.

Para colocar o salão náutico em prática, o Venice Boat Show conta com o apoio da própria cidade de Veneza, do Vela (principal fornecedor de transporte público da região) e da Marinha Italiana. O local escolhido foi o Arsenale de Veneza, um antigo complexo de estaleiros, no centro do poderio naval de Veneza, da época em que a cidade governava os mares. Esse apogeu aconteceu no século 15, em que era produzido um navio por dia.

Unindo beleza e ancestralidade, o Arsenale é o cenário perfeito para o evento. Além de toda a sua tradição, o local ainda possui 50 mil metros quadrados (5 hectares), mais 30 mil metros quadrados de área de exposição externa e 10 mil metros quadrados de pavilhões internos.

Um dos destaques da última edição foi a grande adaptação do público às embarcações elétricas ou híbridas. Inclusive, na abertura do show, o prefeito Luigi Brugnaro declarou, junto a presidenta do Senado italiano, Maria Elisabetta Alberti Casellati, que o objetivo é permitir somente barcos elétricos e híbridos no futuro da cidade.

Leia também

» Teste Triton 52 Fly: revelamos todos os detalhes da maior lancha da Triton Yachts

» Estúdio italiano apresenta superiate híbrido explorador com popa estendida

» Conceito de iate une inspiração em navio viking e modernidade tecnológica. Conheça

Em relação à e-Regatta, o intuito é elucidar a viabilidade para o uso do canal na cidade. Na apresentação, eles devem abordar principalmente a propulsão elétrica como alternativa para os barcos de recreio e comerciais. A regata de barco elétrico está sendo organizada pela Venice Agenda 2028  (VA2028), pelo Triumph Group International e pela Assonautica Venezia, sob a bandeira da Inland Waterways International (IWI) .

Uma forma que os idealizadores encontraram de julgar a capacidade das embarcações é pelas provas de velocidade, slalom e enduro. Em uma das ocasiões, elas serão julgadas pela “e-ballerina”: uma combinação de manobras de patinação no gelo e esqui aquático que requer muita destreza dos barcos.

As atrações não param por aí: já é o segundo ano em que a exposição internacional de produtos e projetos voltados para a vela sustentável entra em cena. Esse projeto convida inscrições de profissionais e estudantes, de forma individual ou em associação, para expor suas propostas durante o salão, desde as criações já estruturadas à simples esboços. Eles podem estar relacionados ao projeto geral de uma embarcação, interiores, componentes detalhados, sistema de propulsão, estrutura, etc. É possível, inclusive, abordar mais de um parâmetro de uma vez só.  A exibição dos trabalhos vencedores será realizada no Arsenale durante o show e, talvez, em alguns dos outros museus de Veneza, posteriormente. O comitê de seleção é um painel de especialistas nomeado pelo próprio prefeito de Veneza.

Os interessados ​​em competir devem entrar em contato com o cofundador da e-Regatta Kevin Desmond em [email protected] e os interessados em se inscrever no último concurso devem contatar o [email protected] ou visitar a página de informações do projeto no site da Fondazione. É necessário conferir os requisitos. Confira abaixo o vídeo promocional do evento.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estrada de pedra de 7 mil anos atrás é registro da história no fundo do Mar Adriático

    Cerâmicas e outros artefatos encontrados no local são vestígios que podem ter pertencido a antiga civilização de Hvar, na Croácia

    Curtir paisagens com água diminui a frequência cardíaca, apontam estudos

    Efeito positivo da água sobre a pressão arterial foi comprovado em três experiências com humanos

    Estaleiro holandês Feadship lança seu primeiro superiate movido a energia solar

    Embarcação de 59,5 metros representa mais um passo da marca rumo ao objetivo de ser neutra para o clima até 2030

    Mestra levará seu maior barco ao Marina Itajaí Boat Show 2024

    Estaleiro estará no evento náutico com três opções de lanchas que vão de 29,5 pés a 35 pés

    Com sucata, mecânico constrói barco à mão para ajudar ilhados no Rio Grande do Sul

    Geraldo perdeu quase tudo na enchente, menos a vontade de ajudar ao próximo