Ventos rondados equilibram regatas da Classe C30 em Ilhabela

Por: Redação -
27/08/2018
Caiçara UV.Line e Kaikias Maserati. Foto Aline Bassi / Balaio de Ideias

O primeiro fim de semana da 3ª Etapa da Copa Suzuki – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica foi marcado pelos ventos rondados no Canal de São Sebastião, o que equilibrou a disputa da Classe C30. Após três regatas, uma no sábado e duas no domingo, Kaikias Maserati e Caiçara UV.Line somam sete pontos perdidos, contra oito de eCycle +Realizado e Caballo Loco.

O vento demorou para entrar no sábado, o que impediu a Comissão de Regatas de realizar mais de uma prova. A regata na Ponta das Canas, com vento leste em torno de oito nós, teve vitória do líder do campeonato Caiçara UV.Line. No domingo, com duas largadas, em raias diferentes, eCycle +Realizado venceu a primeira e Kaikias Maserati, a segunda, em cima da linha, aproveitando-se do Caballo Loco retido pela correnteza. O vento em torno de oito nós rondou de norte para sueste.

A variação do vento deixou as regatas abertas e ofereceu diferentes opções táticas às tripulações. “Com os ventos rondados, tivemos muitas alternativas na raia. Vencemos a primeira porque estávamos no lugar certo após mais uma rondada. Parecia regata de represa”, observou o trimmer (responsável pelas velas) do eCycle +Realizado, Ricardo Apud.

“Na segunda regata de domingo, ficamos a três metros da linha de chegada, mas não conseguíamos cruzar por causa da forte correnteza no canal. Foi difícil, mas interessante. Uma regata maluca”, definiu Apud. A terceira das quatro etapas do circuito de 2018 será concluída no próximo fim de semana, 1º e 2 de setembro.

O atual tricampeão Caiçara UV.Line lidera a temporada, além de ter conquistado em julho, também em Ilhabela, a Semana de Vela e o Campeonato Brasileiro da Classe C30. O Yacht Club Ilhabela (YCI) recebeu mais de 30 embarcações entre as classes C30, HPE 25, IRC, RGS e Bico de Proa.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Em atração da CL Vela, público do Rio Boat Show 2024 velejou pela primeira vez

    No mercado há 34 anos, escola fez sucesso ao atracar, pela terceira vez, no salão carioca

    Catamarã VivereXtreme apresentou festa sobre as águas no Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 60 pés foi planejada para receber eventos dos mais variados tipos e deu um gostinho da experiência aos visitantes do salão náutico

    Elettromec levou ao Boat Show cervejeiras que gelam bebidas em até -10ºC

    Há 26 anos no mercado de eletrodomésticos de luxo, empresa estreou no salão carioca com opções importadas e de aço inox

    Visitantes do Boat Show comandaram navio em simulador interativo da Marinha

    Força Armada também esclarece dúvidas sobre agendamentos de serviços e apresenta ferramenta de previsão ambiental

    Secretaria do Turismo do Paraná divulgou 31 polos turísticos do estado no Rio Boat Show

    Espaço do governo paranaense, através da SETU, promoveu o turismo da região no salão náutico