Verão mais seguro

Por: Redação -
24/02/2016

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) encerrou no último domingo, 21, as ações de inspeção naval na “Operação Verão” 2015/2016. No período de 18 de dezembro de 2015 a 21 de fevereiro de 2016, 7 713 embarcações foram inspecionadas e, desse total, 957 apresentaram irregularidades e receberam notificações que poderão ser revertidas em multas. Outras 125 foram apreendidas por não apresentarem condições mínimas para navegar com segurança. As atividades de inspeção naval do Com5ºDN foram realizadas por cinco Capitanias, cinco Delegacias e uma Agência que englobam os três estados do Sul do País.

Para garantir um verão mais seguro em nossas águas, os Agentes da Autoridade Marítima Brasileira realizaram fiscalização nos seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação. Além disso, foram utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

A “Operação Verão” 2015/2016 incluiu também ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores, realização de palestras educativas e chamadas na internet com dicas das principais normas de segurança da navegação.

A ação, que no verão é intensificada, tem a intenção de fiscalizar o tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas, durante a estação do ano em que aumenta o fluxo de embarcações, principalmente as de esporte e recreio. Após esse período, as inspeções navais continuam diuturnamente nessas Organizações Militares que tem como missão principal a Segurança do Tráfego Aquaviário.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Turismo sustentável na Amazônia foi destaque em debate do Mtur a bordo do JAQ H1

    A secretária-executiva Ana Carla Lopes destacou o simbolismo do painel por um turismo sustentável dentro do barco movido a hidrogênio

    Salão de Usados NÁUTICA: Fairfax é a seguradora oficial do evento

    Há mais de 35 anos no mercado, empresa oferece seguros para embarcações que cobre diversas necessidades

    JAQ H1 reuniu mais de mil pessoas durante abertura à visitação pública na COP30

    Embarcação movida a hidrogênio verde recebeu moradores e participantes da conferência para uma visita guiada nos dias 15 e 16 de novembro

    Motor Yanmar é colocado no Veleiro Bravura no 16º episódio da série

    Angelo Guedes avança em pontos importantes, embora ainda deva enfrentar desafios. Confira!

    Baseada em fatos reais: minissérie da Netflix retoma o Naufrágio de Heweliusz aos holofotes

    Em cinco episódios, produção recria tragédia e desdobramentos em busca de justiça