Verão mais seguro

Por: Redação -
24/02/2016

O Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) encerrou no último domingo, 21, as ações de inspeção naval na “Operação Verão” 2015/2016. No período de 18 de dezembro de 2015 a 21 de fevereiro de 2016, 7 713 embarcações foram inspecionadas e, desse total, 957 apresentaram irregularidades e receberam notificações que poderão ser revertidas em multas. Outras 125 foram apreendidas por não apresentarem condições mínimas para navegar com segurança. As atividades de inspeção naval do Com5ºDN foram realizadas por cinco Capitanias, cinco Delegacias e uma Agência que englobam os três estados do Sul do País.

Para garantir um verão mais seguro em nossas águas, os Agentes da Autoridade Marítima Brasileira realizaram fiscalização nos seguintes aspectos: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação. Além disso, foram utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

A “Operação Verão” 2015/2016 incluiu também ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores, realização de palestras educativas e chamadas na internet com dicas das principais normas de segurança da navegação.

A ação, que no verão é intensificada, tem a intenção de fiscalizar o tráfego aquaviário com o objetivo de alertar os navegadores e a população sobre os riscos de acidentes nos mares, rios, represas, lagos e lagoas, durante a estação do ano em que aumenta o fluxo de embarcações, principalmente as de esporte e recreio. Após esse período, as inspeções navais continuam diuturnamente nessas Organizações Militares que tem como missão principal a Segurança do Tráfego Aquaviário.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina