Conheça a vila flutuante que surgiu de um projeto social e virou um imóvel de luxo

Por: Redação -
27/12/2021

O que começou como um projeto social, virou um objeto de luxo inusitado: uma vila flutuante. O imóvel surgiu como uma alternativa para os habitantes de regiões facilmente afetadas pela elevação do nível do mar, mas acabou tomando um rumo totalmente diferente.

Ao perceber que aquela era a oportunidade perfeita de aliar o conforto de uma casa em terra às regalias de um iate, os idealizadores não pensaram duas vezes. Eles projetaram um imóvel totalmente luxuoso, adaptável e com valor estimado de 30 milhões de dólares — o valor aproximado de determinadas embarcações.

vila flutuante

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Quem está por trás dessa proposta são designers da Cidade do Cabo SAOTA e ARRCC, e a Admares, que detém o recorde de construção da maior vila flutuante do mundo até então. Eles falam que o conceito seria projetar um refúgio em uma ilha particular, ao invés de uma vila na água, e fazer isso de uma forma contemporânea e de bom gosto.

O projeto ainda não saiu do papel, mas as primeiras renderizações já foram anunciadas — mesmo que sem detalhes sobre a disponibilidade. A promessa é que a residência flutuante consiga se movimentar, mesmo que de forma mínima, e ainda seja autossuficiente.

vila flutuante

Cada vila pode ser personalizada de acordo com o pedido do proprietário, além de ser construída onde ele desejar. Embora elas não possam navegar tecnicamente, os imóveis serão construídos de maneira que possam flutuar livremente em portos calmos.

Leia também

» Veja 9 navios e aviões de guerra submersos que atraem a atenção de turistas oceano afora

» Governo da Tailândia permite que visitantes do país passem quarentena obrigatória em iate

» Estúdio holandês lança novo projeto de superiate em comemoração aos seus 50 anos

Em relação à disposição, serão dois níveis, seis quartos no total e diversas comodidades, como uma piscina infinita e inserção orgânica de vegetação. No nível inferior, as características que mais chamam a atenção são o pé-direito duplo e a grande quantidade de plantas.

vila flutuante

A decoração possui duas vertentes: a porção inferior, mais arrojada — que utiliza de muita rocha e granito — e a porção superior, mais elegante — como uma alusão aos iates e referindo-se ao conforto e bem-estar. De uma forma geral, o design exterior foi pensado para refletir os elementos naturais entre os quais a vila flutua.

Já na decoração interior, sofás e vidros imitam paisagens aquáticas; tampos de mesa de mármore e bronze reproduzem a textura da água; superfícies reflexivas captam o brilho do sol refletido na água, enquanto detalhes em azul remetem a “um cruzeiro no último verão”. No nível superior, os detalhes são, principalmente, em madeira e corda — como em um iate.

vila flutuantevila flutuanteAo falar sobre a localização, existem duas opções: ancorar a vila em um lugar à beira-mar, ou simplesmente deixá-la flutuando sem obstáculos. Por padrão, a vila estará equipada com as mais recentes soluções de tecnologia limpa, como usinas de energia solar, sistemas de refrigeração de água do mar, coletores solares térmicos, bem como sistemas inteligentes de controle e recuperação de energia — excluindo a necessidade de rede elétrica para ligar os eletrodomésticos.

Um sistema de resfriamento de água do mar fará circular o ar frio quando o tempo estiver quente, enquanto os coletores solares térmicos servirão para aquecimento quando as temperaturas caírem. O casco inclui estações de tratamento de esgoto e produção de água potável.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Brasília Boat Show transformará a capital do país no epicentro do mercado náutico

    Primeira edição do salão no Centro-Oeste acontece de 14 a 18 de agosto, nas águas do Lago Paranoá; garanta seu ingresso!

    NX Boats desembarca nos EUA com sua maior lancha, a NX 50 Invictus

    Modelo de 50 pés com hardtop estreou recentemente em águas norte-americanas; estaleiro descreveu momento como “histórico”

    Professor larga tudo para dar volta ao mundo em veleiro de 8 metros

    Pelas redes sociais, Luke Hartley compartilha suas aventuras a bordo de uma 27 pés de 1976

    Mestra Boats exibirá grandes sucessos de 29 a 35 pés no Brasília Boat Show

    Estaleiro disponibilizará aos visitantes do evento náutico a Mestra 352 HT, seu maior modelo, e outros dois barcos bem resolvidos; confira

    No século 17, maior navio do mundo foi construído no Brasil e batizou o Aeroporto do Galeão

    Embarcação de guerra foi construída a pedido da coroa portuguesa, que buscava recuperar terras perdidas para a Espanha