Vitória das mulheres!

Por: Redação -
11/06/2015

O Team SCA – barco formado apenas por mulheres – venceu, na madrugada desta quinta-feira (11), a oitava etapa da Volvo Ocean Race, entre Lisboa, em Portugal, e Lorient, na França. A equipe completou o percurso em 3 dias, 13 horas, 11 minutos e 11 segundos. Quase uma hora depois chegou o Team Vestas Wind em segundo lugar, seguido por Abu Dhabi Ocean Racing, Mapfre, Team Brunel, Team Alvimedica e Dongfeng Race Team. Os árabes do Abu Dhabi já podem comemorar o título por antecipação.

Foi a primeira vitória do time de mulheres nesta edição, quebrando a escrita de só chegar em sexto lugar. As meninas mostraram com esse pódio que são capazes de velejar de igual para igual com os homens. “É uma recompensa por todo o trabalho duro que temos feito. É um grande resultado, que nos impulsiona e dá confiança. Escalamos uma montanha para escalar para chegar aqui”, contou a comandante Sam Davies. O Team SCA repete o feito do também feminino Maiden, da britânica Tracy Edwards, que venceu uma etapa na edição de 1989-90.

‏‏O time é treinado pelo carioca Joca Signorini, que integrou o projeto em 2012. O time de bandeira sueca foi o primeiro a anunciar a campanha para a Volvo Ocean Race. Além dele, o Team SCA tem uma quase brasileira a bordo. Carolijn Brouwer é holandesa, mas morou no Brasil por uma década. Feliz na chegada ao píer e com o filho no colo, a atleta olímpica disse que a sensação era indescritível. “Foi uma etapa quase perfeita. Fizemos muito esforço para alcançar esse resultado, bastante merecido para gente. Mostramos do que somos capazes”, disse Carolijn Brouwer. “Nessa etapa tudo deu certo, uma coisa que na vela não acontece muitas vezes”.

A etapa teve oficialmente um pouco mais de 600 milhas náuticas, mas as condições de contravento fizeram com que as sete equipes e principalmente o Team SCA navegassem mais. Foram 849,7 milhas náuticas para as meninas, que tiveram média de 13,6 nós/hora de velocidade na etapa. A perna começou com pouco vento na costa de Portugal, mas já na Espanha a intensidade aumentou.

Na próxima terça-feira (16), os barcos partem da francesa Lorient para a sueca Gotemburgo. Será a última etapa do evento. A novidade desta edição será um pit-stop no meio do caminho na cidade de Haia, na Holanda. As equipes vão parar por 24 horas no porto holandês antes da relargada rumo ao destino final.

O resultado da oitava etapa favoreceu o Abu Dhabi Ocean Racing, que abriu oito pontos de vantagem para o vice-líder Team Brunel. Os árabes somam 19 pontos perdidos contra 27 dos holandeses. Restam sete pontos em jogo e o Abu Dhabi é o campeão da 12ª edição do evento. O Dongfeng é o terceiro no geral com 29 e o Mapfre, do brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca, está logo atrás com 31 pontos perdidos. A tabela segue com Team Alvimedica (33), Team SCA (44) e Team Vestas Wind (54).

A última etapa deve definir quem ficará entre o segundo e o quinto lugares.

Veja imagens da chegadas das meninas em Lorient:

Fotos Rick Tomlinson/Team SCA

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Simulador de atracação Volvo é sucesso no Rio Boat Show 2024

    Através da realidade virtual, equipamento simula o uso do Assisted Docking dentro do estande da marca no salão

    Dois carros esportivos da Porsche brilham no Espaço dos Desejos do Rio Boat Show

    Com os luxuosos 911 Carrera GTS e Panamera 4S, fabricante alemã atrai olhares na Marina da Glória

    Marca de luxo Lexus apresenta os SUVs UX 250h Luxury e NX 350h Luxury

    Montadora pertencente à Toyota fez sucesso com os modelos expostos no Rio Boat Show 2024

    No Boat Show, visitantes conferem vantagens do Diesel Verana, Gasolina Podium e Lubrax Náutica Diesel

    Combustíveis da Vibra são categoria premium para embarcações; visitantes podem conferir vantagens dos produtos no salão

    Ilhabela marca presença no Rio Boat Show com convite irrecusável: “venha nos conhecer”

    Localizada no litoral norte de São Paulo, região é considerada a capital brasileira da vela e oferece inúmeros roteiros náuticos