Volta à Ilha
A quarta e decisiva etapa da Copa Swift Sport vai definir os campeões do 15º Circuito Ilhabela de vela oceânica em dois finais de semana: 28 e 29/11; 05 e 06/12. A primeira das atrações é a mais longa regata da competição, a Volta à Ilha – Sir Peter Blake, em homenagem ao velejador neozelandês, bicampeão da America’s Cup e que disputou a edição inaugural da prova. Neste mês, Blake, assim como Torben Grael, foi para o Hall da Fama da Federação Internacional de Vela (ISAF), pelas cinco participações na Regata Volta ao Mundo, incluindo a vitória em 1989/90.
A largada da regata mais esperada da Copa Swift Sport está prevista para meio-dia deste sábado (28/11) no Canal de São Sebastião. O melhor tempo da história foi estabelecido em 2014 pelo Montecristo, que aproveitou as rajadas de leste para completar 47 milhas (84 km) em 6h05m12, novo desafio para a própria tripulação do barco do Ubatuba Iate Clube (UIC) e para as demais embarcações. A Volta à Ilha também é comemorativa ao Dia do Marinheiro (13 de dezembro), motivo de o “fita azul” (primeiro barco a cruzar a linha de chegada) receber o troféu transitório Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil.
O Yacht Club de Ilhabela (YCI) receberá cerca de 40 barcos, entre os quais, o atual vencedor da Volta à Ilha, Montecristo. “O moral da tropa está elevado. Corremos recentemente duas regatas de percurso em Ubatuba e conseguimos fazer os ajustes que faltavam nas velas novas. Queremos manter o Troféu Almirante Tamandaré, oferecido pela Marinha, no Ubatuba Iate Clube. Não estamos pensando apenas na Volta à Ilha, mas também na etapa e no campeonato”, avisa o comandante Julio Cechetto, comodoro do UIC.
Na classificação após três etapas, o Montecristo, de Julio Cechetto, é o terceiro na classe RGS Geral, atrás de Asbar Total Balance e de Inaê Transbrasa, e segundo na RGS “A”, com Inaê em primeiro e Jazz em terceiro lugar. “Temos de defender a fita azul e se possível melhorar o ‘recorde’. No ano passado pegamos rajadas de 18 nós (32 km/h) após breve calmaria na Ponta Grossa (nordeste de Ilhabela). Pouco antes da chegada o punho da vela-balão rasgou, senão faríamos um tempo ainda mais reduzido”, recorda o tripulante Eduardo Cardoso, um dos quatro táticos do Montecristo, que leva 12 tripulantes distribuídos em 52 pés (17 metros).
Outra atração da regata deste sábado é a classe HPE 30, lançada na Ilhabela Sailing Week, em julho deste ano. Embora os “designs” sejam diferentes existe a expectativa de desempenho principalmente em relação à classe de mesmo tamanho, C30, já consolidada nas regatas de oceano. A HPE 30 também se mostrou muito veloz e competitiva na terceira etapa, em setembro, quando recebeu inclusive velejadores olímpicos como Jorge Zarif, Martine Grael e André Fonseca, o Bochecha, que acabará de dar a volta ao mundo. Enquanto os barcos maiores contornam a ilha, a classe HPE 25 correrá regata no Canal de São Sebastião.
As inscrições serão feitas na secretaria do evento no YCI em 27 e 28 de novembro, sendo no dia 27, das 18h às 21h, e no dia 28, das 8h às 11h30. O valor é de R$ 85 por tripulante, exceto tripulante-mirim, isento de taxa de inscrição.
Foto: Marcos Méndez
Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca
Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York
Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro
Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros
Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%