Volvo Ocean Race
O barco espanhol Mapfre está praticamente sem comunicação há quase três dias nesta travessia da quarta etapa da Volvo Ocean Race. Um problema a bordo impede a equipe, que tem o brasileiro André ‘Bochecha’ Fonseca na tripulação, de receber dados importantes para o andamento da regata, como previsão do tempo. O Controle da Regata foi alertado sobre a situação no fim de semana e, desde então, trabalha com os seus fornecedores para encontrar uma solução.
Gonzalo Infante, que dirige o departamento, disse nesta segunda-feira (16) que não estava claro o que causou o problema na transmissão. “Nós ainda podemos enviar e receber mensagens de texto simples, mas não é possível enviar dados meteorológicos detalhados. Isso tem impactado a sua capacidade de tomar decisões estratégicas – eles estão navegando às cegas”, disse Gonzalo Infante.
Direto da sala de controle, Gonzalo Infante disse que os fornecedores de hardware e software de comunicações do barco buscam o diagnóstico e correção do problema. O repórter a bordo do Mapfre, Francisco Vignale, escreveu direto do Oceano Pacífico: “Nós só temos e-mail funcionando. O trabalho de Jean Luc Nélias, nosso navegador, é muito limitado. Não podemos prever e nem executar estratégias de rota”. O Sat C funciona ainda e é usado para transmissão mais básica.
Além disso, a tripulação é incapaz de enviar imagens ou vídeos, que têm mantido seus muitos fãs sem atualização do progresso do barco. Vignale acrescentou: “Estamos todos bem, apesar de não dar para falar com nossas famílias. Cada um de nós deseja enviar apenas um ‘oi’. Esperamos resolver este problema o mais rapidamente possível – ainda há um longo caminho a percorrer nesta perna”.
Apesar de seus desafios, o Mapfre está na briga pelo pódio, ocupando a terceira colocação após a atualização do início da tarde. A etapa é liderada pelo Team Brunel, que adotou a melhor estratégia de ir mais a norte. Atrás está o Abu Dhabi. A passagem pelos Doldrums pode mudar as cartas da perna entre a China e a Nova Zelândia.
Foto: Francisco Vignale/Mapfre
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Prevista para fevereiro, unidade estará às margens do Rio Capibaribe, em complexo que possui marina de classe internacional
Brasil tem defasagem de vagas para barcos em marinas, impactando turismo e empregos
Gesto é de grande valor para cientistas, que ainda pouco sabem sobre comportamentos da espécie ameaçada
St. Petersburg Boat Show 2025 estreia nesta quinta-feira (16), nos Estados Unidos, com estaleiro pernambucano
Barcos do estaleiro catarinense estarão em eventos náuticos dos EUA e Alemanha de forma simultânea nos próximos dias