Volvo Ocean Race faz ação de limpeza das praias em Itajaí

Por: Redação -
24/04/2018

As ações voltadas ao meio ambiente da Volvo Ocean Race ganharam destaque no domingo (15), em Itajaí (SC), que recebeu mais uma etapa da regata de Volta ao Mundo. Velejadores participaram de uma ação visando acabar com a poluição nos mares, uma bandeira da organização. A iniciativa chamada de Limpeza da praia – Combate ao lixo no mar.

Mais de 100 pessoas participaram do mutirão na Praia do Atalaia, ajudando a retirar resíduos da praia, principalmente plástico e micro-partículas que acabam com a saúde marinha. ”Viemos nessa praia de Itajaí hoje e no início parecia limpa, isso até a gente começar a procurar. Nós achamos lixos pequenos. Foi achado até restos de balões de festa, o que não faz nada bem, só mal!”, contou a velejadora Dee Caffari, comandante do Turn The Tide On Plastic.

 

O mutirão foi organizado pelo Instituto Eco Surf e o projeto Somos do Mar com apoio da Fundação do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) e outros parceiros. Também ocorreu o 1º Festival de Pranchas de Garrafas Pet de Itajaí. Outro velejador que participou da ação foi Simon Fisher, que está em sua quarta edição da regata de volta ao mundo e foi campeão uma vez.

“Fizemos surfe e depois uma limpeza de praia para aumentar a conscientização sobre a poluição do plástico”, disse o britânico Simon Fisher, navegador para Vestas 11 Hour Racing. “Assim que você chega à areia, descobre que há muitos pedaços pequenos de plástico. É bastante chocante!”.

O município cedeu toda a estrutura para a limpeza, como sacos de lixo, luvas e caçambas para recolhimento de resíduos. Outra iniciativa ambiental é o Veleiro ECO, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), primeiro do Brasil desenvolvido para expedições e pesquisas oceanográficas.

Na quarta-feira (18), com a presença da brasileira Martine Grael, ocorreu o Seminário Técnico-Científico “O futuro dos Oceanos: combate ao lixo no mar”. O evento gratuito teve assinatura de protocolo de intenções do município com a campanha global “Clean Seas”, em português: “#MaresLimpos” das Nações Unidas.

 

Segundo os organizadores locais, a Vila da Regata ultrapassou 200 mil pessoas neste domingo (15). A previsão é que esse número dobre após a largada da oitava etapa da regata Volvo Ocean Race.

Fotos: Pedro Martinez

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Próximo destino, Bahia: lançamento da Azov Yachts estará no Salvador Boat Show 2026

    Z440 HT, que fez sua estreia em São Paulo, será o grande destaque do estaleiro pernambucano no evento; barco poderá ser testado pelo público

    O que se sabe sobre o novo iate Schaefer 26M, próximo lançamento da Schaefer Yachts

    Embarcação de luxo terá propulsão híbrida diesel-elétrica e promete navegação leve, sem trepidações nem ruídos

    Regata Santos-Rio chega a 76ª edição nesta quinta-feira

    A regata oceânica é a mais antiga do Brasil e promete emoções com Torben Grael buscando sua nona vitória

    Time brasileiro brilha em campeonato mundial de jet, nos EUA; veja resultados

    Equipe se destacou na SBT IJSBA World Finals 2026, conquistando vitórias para o Brasil

    NX Boats aposta em lanchas com motorização versátil para o Salvador Boat Show

    Estaleiro pernambucano levará cinco embarcações ao salão náutico. Modelos variam de 28 a 50 pés de comprimento