Volvo Penta atinge o número de 30 mil sistemas IPS instalados

Por: Redação -
14/10/2020

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O cuidado com o meio ambiente tem sido um valor fundamental na Volvo Penta desde 1972 e parte do trabalho da empresa continua a atingir alta eficiência energética e emissões reduzidas em toda a sua linha de produtos. A visão da Volvo Penta é ser líder mundial em soluções de energia sustentável. Em todas as suas ofertas marítimas, o objetivo é fornecer soluções sustentáveis ​​que proporcionem uma experiência única e integrada.

Volvo Penta Inboard Performance System (IPS) é um exemplo de tecnologia que dá um passo confiante para aumentar a eficiência e reduzir as emissões, ao mesmo tempo que continua a melhorar o desempenho do produto. O IPS oferece  capacidade de manobra e desempenho avançados, fácil manutenção e facilidade de manutenção, e é capaz de oferecer novos níveis de conforto a bordo. A empresa já vendeu 30 mil soluções Volvo Penta IPS em todos os setores marítimos.

O Volvo Penta IPS foi uma revolução na tecnologia marítima quando foi lançado pela primeira vez no setor de lazer marítimo, em 2005. O design inovador e exclusivo do sistema tem hélices duplas contra-rotativas voltadas para a frente que ficam abaixo do casco para uma incrível ‘aderência’ de a água. Os drives IPS direcionáveis ​​individualmente são vinculados à função de encaixe do joystick integrada. O joystick torna a atracação – considerada um dos aspectos mais estressantes da navegação – mais fácil. O Volvo Penta IPS oferece uma gama de benefícios que variam dependendo do tipo de instalação. Em comparação com as instalações de eixo interno tradicionais, a Volvo Penta IPS oferece:

  • 40% maior alcance de cruzeiro

  • 20% maior velocidade máxima

  • Consumo de combustível reduzido em até 30%

  • Até 30% menos emissões de CO2

  • 50% menos ruído percebido

  • Mais espaço a bordo

Aumentar o uso do Volvo Penta IPS para uso comercial marítimo foi um dos compromissos da empresa com o programa WWF Climate Saver – do qual faz parte desde 2014. Com 30 mil unidades IPS instaladas, todas com uma redução de até 30% em consumo de combustível e uma redução típica de 15-20% – às vezes até 30% – de CO 2 , pode-se imaginar a economia nas emissões de CO 2 que o Volvo Penta IPS ajudou a realizar.

“Encontrar maneiras de reduzir o consumo de combustível e as emissões tem sido um objetivo nosso por muitos anos e é uma prioridade em toda a nossa linha de produtos”, explica Johan Inden, chefe do segmento marítimo da Volvo Penta. “Nós nos esforçamos para continuar a melhorar a tecnologia inovadora de hoje, enquanto, em paralelo, exploramos as possibilidades futuras de redução significativa ou zero de emissões.”

Leia também

» Conheça o novo iate de 33 metros equipado com a última edição D13 IPS1350 da Volvo Penta

» Volvo Penta contará com novo número de atendimento a partir deste mês

» Motorização Volvo Penta equipa novo barco-patrulha de Estocolmo

Reduções significativas – os números por trás das reclamações

A introdução do Volvo Penta IPS no segmento comercial marítimo em 2005 foi um marco importante para a empresa ao longo de sua jornada WWF Climate Savers. Em apenas um exemplo, oito navios Njord Offshore , movidos por Volvo Penta IPS, economizaram em média um total de 20% em combustível e 8.375 toneladas de CO 2, mais de 250.000 horas de operação. Além disso, a capacidade de manobra superior do sistema é uma grande vantagem ao atracar offshore em condições adversas.

A Volvo Penta obteve sucessos semelhantes no setor de lazer marítimo. Veja o super iate Amer 94, por exemplo. Em uma jornada controlada de 160 quilômetros pelo Mediterrâneo, esta embarcação teve uma redução de 45 por cento no consumo de combustível em comparação com iates de tamanho semelhante equipados com a instalação de eixo interno tradicional. Este resultado notável foi devido ao design leve da embarcação e à instalação do eficiente e compacto Volvo Penta IPS, que juntos reduzem o peso do iate em 20 toneladas – o peso de quatro elefantes.

Além disso, a Volvo Penta começou a incorporar uma abordagem de economia circular quando se trata de fabricação – dando uma nova vida às transmissões IPS por meio da remanufatura.

“Nossa linha Volvo Penta IPS já oferece um impacto reduzido sobre o meio ambiente, por meio de sua maior eficiência de combustível e emissões reduzidas”, diz Johan. “Selecionar uma unidade IPS remanufaturada só aumenta a sustentabilidade de todo o ciclo de vida do barco, incluindo manutenção e reparo.”

Espaço para melhorias

Embora os números sejam bons, a Diretora Ambiental da Volvo Penta, Cecilia Gunnarsson, sabe que mais ainda pode ser feito.

“Ao comemorar esse marco, também nos lembramos que apoiar nosso meio ambiente é um compromisso contínuo”, afirma Cecilia. “É por isso que trabalhamos para tornar nossos sistemas compatíveis com combustíveis renováveis ​​como o HVO. Além disso, temos nosso pacote IMO III para IPS, para o setor marítimo, que atende aos mais rígidos padrões globais de emissão”.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Barco compartilhado: Flip Boat Club agora tem cotas de lanchas em seu portfólio

    Já consolidada com veleiros, empresa agora oferece lanchas da Sessa Marine e Mestra Boats. Confira benefícios da modalidade

    Teste Triton 410 HT: cabinada versátil na motorização traz tendências que agradam

    Embarcação carrega estilo atraente e preza pelo conforto em família, com direito a teto solar e dois camarotes

    Vinagre nas praias da Austrália? Entenda o motivo por trás da estratégia

    Governo australiano mantém postos com vinagre espalhados pelas praias para uso emergencial

    Como surgiram as montanhas escondidas sob o gelo da Antártica?

    Estudo aponta que cordilheira subterrânea pode ter surgido há mais de 500 milhões de anos, durante a formação do supercontinente Gondwana

    Volvo Penta é presença confirmada no Marina Itajaí Boat Show 2025

    Fabricante de soluções para energia terá estande no maior salão náutico do Sul do país, que acontece de 3 a 6 de julho