Volvo Penta assina acordo para criar projetos de biogás para motores

Por: Redação -
24/05/2022

A Volvo Penta assinou um acordo de parceria com a Biopark para desenvolver projetos na área de biogás para motores. A assinatura ocorreu durante o 6º Congresso da Caciopar e 7º Fórum do Programa Oeste em Desenvolvimento, realizado no final de abril, no Biopark. O encontro, cujo tema foi “O território Oeste e as energias limpas”, contou com palestras que reuniram lideranças regionais de Toledo (PR).

“O Biopark representa um ecossistema de inovação que nos traz velocidade, plataforma de pesquisa e oportunidades de negócio em específico na geração de energia através dos grupos geradores com motores Volvo Penta”, afirma Gabriel Barsalini, presidente da Volvo Penta, líder global na produção de motores e sistemas propulsores para o mercado náutico.

Barsalini também contou que a sintonia entre as duas empresas foi essencial para a realização da parceria. “Entendemos que compartilhamos valores comuns, propósito de desenvolvimento de tecnologia, impacto social e legado. Além disso, o objetivo de unir a pesquisa com a fábrica. Por tudo isso vimos uma oportunidade de evolução para o projeto. Hoje é o marco zero, em breve devemos iniciar a operação”.

Luiz Donaduzzi, Presidente do Biopark, disse que o anúncio representa um grande marco para o meio ambiente. “[A Volvo Penta] é uma empresa de grande credibilidade, com produtos de alta qualidade, e isso é o que nós buscamos. Isso nos dá energia também para desenvolver novos projetos que se encaixam com os objetivos do protocolo que assinamos. Um deles é o Biopark Agro – um grande campo de demonstração e experimentação junto com campus universitário para ensino e pesquisa no agronegócio. O outro é um FabLab, que é um laboratório de prototipagem para construção de máquinas, onde teremos empresas trabalhando no desenvolvimento, em testes e melhorias em máquinas”.

O acordo também prevê que a Biopark ceda um espaço físico para que a Volvo Penta realize suas atividades. “Nosso papel e responsabilidade é dar todo o apoio para que desenvolvam os projetos aqui”, afirma Donaduzzi.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Megaiate apreendido vira "batata-quente" para os Estados Unidos; entenda o caso

    Governo norte-americano quer vender embarcação e alega não ter condições de pagar manutenção

    Reveladas imagens inéditas de navio que afundou com seu capitão há 84 anos

    O graneleiro Arlington foi encontrado nos EUA e traz, além de imagens, a história do capitão que não quis se salvar

    Novo estudo mostra que baleia-azul está acasalando com baleias-comuns mais do que deveria; entenda

    Número até então desconhecido de animais com DNA híbrido colocou pesquisadores em alerta

    Conheça o Volitan, barco voador que está próximo de se tornar realidade na Amazônia

    Criado pela startup AeroRiver, embarcação deve chegar para o transporte de cargas e pessoas na região em 2026

    Conheça a história do "Titanic dos Alpes", navio a vapor que será resgatado 90 anos após naufragar

    Embarcação foi afundada propositalmente em 1933, no Lago Constança, na Europa