Volvo Penta lança D13-1000, motor marítimo de lazer mais potente da marca

Por: Redação -
03/08/2017

A Volvo Penta avança em sua estratégia de oferecer uma ampla linha de motores para atender barcos de médio e grande porte e lança o seu motor mais potente, com 13 litros e 1000 hp de potência. O modelo oferece qualidade e desempenho excepcionais à navegação. Na América Latina, o lançamento oficial será em setembro, no São Paulo Boat Show.

Com o novo D13-1000, a Volvo Penta entra pela primeira vez no mercado de motores de 1000 hp para embarcações de lazer. O modelo entrega melhor desempenho, maior durabilidade e mais conforto do que nunca. O motor de centro e seu equivalente na linha Volvo Penta Inboard Performance System (IPS), o D13-IPS1350, foram projetados para barcos de até 120 pés.

“Para nós, criar o motor mais potente da marca até agora foi muito excitante. É realmente um produto marcante para nossa linha de motores marítimos de lazer, e realmente damos um grande passo em direção ao mercado de barcos de grande porte”, diz Johan Wästeräng, vice-presidente de gestão de produto no segmento marítimo de lazer da Volvo Penta. “Passamos muito tempo conversando com nossos clientes sobre o que eles queriam e refinando nossos projetos de motores e do sistema IPS, para podermos oferecer experiências únicas com produtos excepcionais para embarcações de classe mundial”.

Para marcar seu compromisso com a indústria marítima de lazer, a Volvo Penta executou uma série de melhorias no motor de 13 litros e nos sistemas de propulsão relacionados para oferecer um produto de destaque. Clientes de barcos de grande porte e alto padrão poderão conferir os benefícios do modelo, como os novos pistões, injetores de alta eficiência e sistemas de arrefecimento aprimorados. Combinados, esses novos itens oferecem um ganho 11% de potência em relação aos motores anteriores. A relação potência-peso otimizada e o excelente torque na faixa de rotação baixa do D13-1000 proporcionam um nível inacreditável de potência sob demanda. Com este novo motor, a Volvo Penta está oferecendo a proprietários de barcos Premium a possibilidade de navegar mais rápido e chegar mais longe do que nunca.

“A excelência em engenharia e a atenção aos detalhes do projeto nos permitiu criar um motor com desempenho, conforto e confiabilidade superiores”, diz Wästeräng. “Nossa meta é ajudar proprietários de barcos a realizar sonhos e aproveitar grandes aventuras, independente se isso representa diversão em alta velocidade ou simplesmente relaxar a bordo por mais tempo antes de reabastecer. Todo esse pacote de benefícios é parte da nossa filosofia de navegação fácil”. 

O Volvo Penta D13-IPS1350 é um pacote integrado que se encaixa ao novo motor D13 com um IPS atualizado. O conjunto recebeu o nome de D13-IPS1350 pois o motor de 1000 hp encaixado ao  sistema IPS proporciona potência equivalente a um motor convencional de 1350hp. Como pacote completo, o novo IPS tem todos os benefícios tradicionais do sistema em prover uma conexão sem interrupções do timão aos hélices, com tração superior na água. Quando comparado com uma instalação convencional de motor de centro, o Volvo Penta IPS proporciona uma autonomia maior, velocidade final superior, consumo de combustível e emissões reduzidos, vibrações reduzidas, e ruído a bordo reduzido. A configuração também permite mais espaço a bordo.

As atualizações no pod IPS foram feitas para acompanhar o novo motor. O pacote D13-IPS1350 está disponível em configurações com dois, três ou quatro propulsores. O conjunto com quatro propulsores pode gerar uma potência equivalente a 5400 hp. As características aprimoradas do novo sistema de propulsão IPS podem ser adaptadas nas unidades IPS existentes.

“O sistema de propulsão IPS foi atualizado para aceitar a potência adicional do novo motor D13”, diz Björn Rönnvall, gerente de produto para o segmento marítimo de lazer da Volvo Penta. “Descobrimos que há uma grande demanda por maior durabilidade em barcos de grande porte. O torque ampliado em baixas rotações dá ao barco maior capacidade de manobra em baixas velocidades, e com a configuração compacta, isto representa mais espaço a bordo para os luxos que os proprietários de barcos de alta qualidade. O IPS oferece versatilidade e maior liberdade de projeto e desempenho”.

O conjunto D13-IPS1350 foi testado em campo em uma lancha de 68 pés e os dados comparados com um motor de centro tradicional de 1360 hp. A unidade Volvo Penta é mais leve, permitindo um melhor deslocamento, consumiu 36% menos combustível, ofereceu aceleração muito mais rápida, uma velocidade final mais alta e menos ruído e vibrações.

“Com 36% de economia de combustível, nosso pacote IPS tem uma autonomia de cruzeiro muito maior que um motor de centro típico”, diz Rönnvall. “Com essa economia, é possível ir de Cannes às Ilhas Baleáricas sem precisar reabastecer na Espanha, ou fazer uma viagem de ida e volta de Miami às Bahamas com um tanque de combustível”.

Volvo Penta estará expondo no Sydney International Boat Show, entre 3 e 7 de agosto, atracadouro 179.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%