Yamaha apresenta motor de popa elétrico inovador para mercado norte-americano

Por: Redação -
11/10/2021

A Unidade de Negócios estadunidense da Yamaha Marine apresentou, oficialmente, o sistema de popa elétrico Harmo ao público na última semana. O motor de popa com a direção inovadora estarão disponíveis no mercado em 18 meses.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A empresa diz que seu sistema de propulsão elétrica de popa, apresentado como um conceito no METSTRADE Show 2016 — exposição de equipamentos, materiais e sistemas marítimos — concluiu, recentemente, os testes no Japão. O motor terá sua primeira exibição pública no Salão Náutico Internacional de Gênova.

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

Harmo é o sistema perfeito para hidrovias com restrição de potência ou combustão interna”, disse Ben Speciale, presidente da unidade de negócios da Yamaha Marine nos Estados Unidos. “Em última análise, cabe aos nossos clientes construtores de barcos decidir como integrá-lo em suas embarcações, e estamos ansiosos para ver o resultado”.

harmo

Utilizando um motor elétrico de acionamento de aro que gira um grande impulsor de quatro pás, o Harmo é montado na parte externa das peças da caverna da popa do barco, em um alojamento de perfil baixo, que se assemelha mais a uma unidade de tração de popa do que a um motor de popa tradicional.

A direção elétrica digital integrada (DES) e o joystick Helm Master EX da Yamaha fornecem um ângulo de direção total de 140 graus para o que a empresa descreve como manuseio e controle excepcionais.

Leia também

» Yamaha confirma participação na 24ª edição do São Paulo Boat Show

» Volvo Penta será uma das marcas participantes do 24º São Paulo Boat Show 

» Volvo Penta revelará sua nova solução IMO III para iates no Cannes Yachting Festival

O sistema pode girar um barco de um único motor dentro de seu próprio comprimento, e permite uma verdadeira operação lateral em configuração de dois motores. Um ângulo de inclinação de 74 graus ajuda a manter o impulsor longe da água quando não estiver em uso.

Alimentado por um motor de 3,7 kW de baixo arrasto e alto rendimento, aliado a uma bateria de 48V, o Harmo gera uma potência quase equivalente à de um motor de popa a gasolina, de 9,9 hp.

harmo

O tempo de execução é determinado pelo número, tamanho e tipo da bateria: disponível em configurações de motor único ou duplo, a unidade de motor Harmo pesa 55 kg, e o sistema pode manobrar com eficácia barcos de até 32 pés (10 metros) na maioria das condições.

Embora usado extensivamente em propulsores, a Yamaha diz que o Harmo é o primeiro motor de popa a adotar a tecnologia de acionamento do aro. Inicialmente, pelo menos, os motores serão vendidos apenas para construtores de barcos como equipamento OEM, ao invés de revendedores ou estaleiros de reequipamento.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca

    Natal e rock and roll! Evento nos EUA unirá música com desfile de barcos temáticos

    Pachtogue River Christmas Boat Parade levará embarcações natalinas e clássicos do rock a Long Island, em Nova York

    Para todos os gostos: 7 revestimentos da Kelson's estarão no Boat Show de Foz

    Agroquímica São Gabriel aposta na variedade para conquistar o público do salão, que acontece de 28 de novembro a 1º de dezembro

    Nova espécie de peixe sem olhos é descoberta em caverna subterrânea

    Encontrado na China, animal vive na escuridão, não possui padrão de cor e mede até 2,5 centímetros

    Toulon Náutica soma motores de popa Tohatsu ao seu repertório

    Equipamentos da tradicional marca japonesa prometem manutenção simples, com taxa abaixo de 3%