Marinha do Brasil realiza Operação Verão até 15 de março
Com a chegada da estação mais quente do ano, a maior procura pelas praias e o consequente aumento de embarcações nas águas, a Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, retomou a Operação Verão, que visa intensificar a fiscalização de embarcações de esporte e recreio nas praias da região. Essa, que corresponde a segunda fase da operação, acontecerá até o dia 15 de março. A primeira etapa da operação ocorreu entre o fim de dezembro e início de janeiro.
Durante a operação, as embarcações abordadas pelas equipes da CPSP têm suas documentações e as de seus condutores verificadas. Neste verão, o tema escolhido pela Marinha para a campanha é a valorização da segurança das famílias e dos banhistas nesta época.
A fiscalização acontece prioritariamente nas proximidades de áreas com concentração de banhistas e surfistas, como as praias, e ainda nos locais onde são guardadas as embarcações, como garagens náuticas, marinas e ainda colônias de pesca.
Desde o início da Operação até o último dia 26, a CPSP contabilizou, em toda a sua área de jurisdição, 2071 abordagens, 141 notificações, 26 apreensões, 6 inquéritos e 1 vítima fatal.
A principal causa dos acidentes em embarcações de esporte e recreio continua sendo a falha humana. Por isso, as ações ocorrem nas áreas de maior concentração de tráfego de embarcações de esporte e recreio, para verificar o cumprimento das regras de segurança da navegação.
A operação destaca a importância da prevenção de acidentes ao ter nas embarcações todos os equipamentos de segurança e em quantidade adequada ao número de passageiros, realizar a manutenção das embarcações, assim como o controle de combustível e a atenção às condições do tempo.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Entre fósforos acesos no cabelo e saques à colônias, Edward Teach é lembrado até os dias atuais
Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Veja a lista completa atualizada
Paolo Vitelli, fundador do grupo Azimut-Benetti, faleceu aos 77 anos após um acidente doméstico na Itália
NÁUTICA te ajuda a aproveitar o tempo a bordo com a família com segurança e diversão
História do Seikan Tunnel envolve bilhões de reais, risco de terremoto e transporte até os dias atuais