Barco com crianças: 13 dicas para ter o passeio perfeito em família
NÁUTICA te ajuda a aproveitar o tempo a bordo com a família com segurança e diversão
Com bom-senso e algumas precauções, crianças são mais do que bem-vindas nos barcos. A única ressalva é, claro, é em relação aos cuidados.
Manual da ancoragem: saiba tudo sobre âncoras e como atracar com segurança
Navio totalmente elétrico pode ser carregado em mar aberto com energia eólica
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
É comum as crianças se entediarem rapidamente a bordo de um barco, porque mal podem se mover livremente nele. Cabe, portanto, aos adultos, zelar tanto pela segurança quanto pela distração delas, para que os passeios sejam bons para todos.
Tudo se resolve com bom senso, precauções e regras. Como estas, que fazem partem do cuidados de quem quer partir com crianças. Até porque, com elas, qualquer passeio náutico fica melhor ainda. Confira nossas dicas!
Colete salva-vidas
Antes de tudo, o uso do colete salva-vidas é obrigatório. E ponto final. Não importa se as crianças sabem nadar. O colete deve ter gola, para manter o rosto sempre fora d’água, em caso de queda. Um apito faz parte do kit — e a garotada costuma se divertir com ele.
Passeios curtos
Esqueça as longas navegações. Prefira passeios curtos, com várias paradas. Lugares com águas serenas, para as crianças mergulharem, são os ideais.
Brinquedos a bordo
Os brinquedos comuns ficaram em terra firme. Mas há outros também muito divertidos. Por exemplo: máscara de mergulho e equipamentos de pesca e esqui. Um bote a remo, claro, não pode faltar.
Tripulante mirim
É muito importante mostrar à criança que ela faz parte da tripulação. Distribuir tarefas fáceis ajuda a integrá-la e a sentir-se responsável. Peça ajuda para amarrar o barco no píer, verificar a aproximação de outras embarcações e aferir os dados de sonda, radar e GPS. As crianças costuma contar aos amigos, com orgulho dessas proezas.
Hidratação o tempo todo
Faça com que as crianças bebam muita água, frequentemente. Tem mais: evite levar salgadinhos ou comidas diferentes a bordo, prefira alimentos leves, como frutas ou sanduíches.
Atenção aos pulos
Aja com rigor, proibindo crianças (e também adultos) de pular na água com o barco em movimento, ainda que próximo da orla e com velocidade baixa.
Sentados e no lugar certo
Quando o barco estiver em movimento, não tem outro jeito: obrigue as crianças a ficarem sentadas, para evitar tombos. Além disso, proíba de sentarem-se na borda ou na proa do barco, em qualquer circunstância.
Troca de roupa
Casacos a bordo são essenciais, mesmo no verão. Eles protegem não só da chuva, mas, sobretudo, do vento. Leve também uma muda de roupa seca extra para cada criança. E não se esqueça: toalhas ajudam a preparar um cantinho para dormir.
Proteja-se do sol
Reclame ou não, criança precisa usar chapéu, além de protetor solar, que deve ter fator de proteção alto e ser reaplicado com constância. Pode parecer excesso de cuidado, mas não deixe que fiquem com a pele molhada. As gotas d’água potencializam o efeito dos raios solares. Tenha uma toalha sempre à mão.
Refresque as crianças
Calor em excesso faz mal em qualquer idade. Para resolver o problema, basta fazer as crianças entrarem na água, vez ou outra. Elas nem notarão que é um tratamento de saúde.
Alternativas para dias de chuva
O tempo piorou e começou a chover? Ainda bem que você é precavido e trouxe papel, lápis de cor e jogos para entreter a garotada longe do aguaceiro.
Evite enjoos
Se a criança tem tendência a marear, é melhor recorrer a um remédio contra enjoo ainda antes do embarque. E ensine-a a olhar para fora do barco, no horizonte.
Farmacinha
Claro que, antes de zarpar, você deve conferir a caixa de primeiros socorros. Curativos e remédios contra dor, febre e enjoo são indispensáveis.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Atração turística e arquitetônica, projeto de Nikola Bašić combina tubos sonoros a degraus de mármore para criar os sons
Parada técnica do cruzeiro Villa Vie Odyssey rendeu a Gian Perroni e Angela Harsany um novo rumo além do programado roteiro mundial de 3 anos
Piloto brasileiro de F1 participou ativamente da construção de seus 3 barcos; um deles, Ayrton jamais conheceu
Novidade teve investimento de R$ 10 milhões e promete centro de eventos, bar rooftop e área vip na Marina da Glória
Essa será a primeira vez que um país africano receberá a competição, que acontece de 1º a 11 de maio de 2025; hexacampeão, Brasil briga por vaga