Fogão a lenha, escada e deque de madeira: veleiro Bravura ganha novos caprichos
No 8º episódio da série, barco recebe novas soldas e içamentos. Veja mais um capítulo da saga em parceria com a Yanmar


Depois de tanta solda, encaixes e gambiarras, o sonhado barco a vela de Angelo Guedes finalmente começa a ganhar mais “presentes” e ficar do jeitinho que o dono (e construtor) quer. No 8º episódio de “Construção do Veleiro Bravura“, a embarcação, que terá motores Yanmar, recebe “luxos” como um fogão a lenha, escada para a popa e um piso de madeira. O novo capítulo dessa história já se encontra disponível no Canal Náutica do YouTube.
Casco do veleiro Bravura é virado e Angelo revela investimo incial no 7º episódio da série
Veleiro Bravura: máquina de solda quebra, mas montagem do casco avança no 6º episódio
Inscreva-se no Canal Náutica no YouTube
Na jornada rumo a construção do Kiribati 36, Angelo, que já tinha virado o casco no episódio anterior, realiza o içamento da quilha retrátil (isso é, recolher a peça para dentro do barco) com ajuda de outras pessoas, além de instalar a madre do leme (a “coluna vertebral” do sistema de direção da embarcação).
Por mais craque que ele esteja na solda, o construtor amador ainda confere todas, principalmente a do casco do veleiro, onde estará a quilha. Inclusive, durante a checagem, Angelo se deu conta do quão bem alinhada estava a caixa de quilha com a parede do barco. Deu até um orgulho.
É muita satisfação fazer um barco no fundo do quintal– brincou


Feito isso, partiu soldar a caixa de quilha e encaixar os lemes na popa. Na entrada do barco, inclusive, Angelo resolveu fazer um degrau para facilitar a entrada no veleiro Bravura. Para isso, precisou realizar alguns ajustes no que já tinha construído — tudo isso num dia chuvoso.


Todo barco que se preze tem um deque lustroso. Pensando nisso, Angelo começou a produzir o seu com madeira ipê. O resultado parece promissor, embora ainda faltem o acabamento e o restante dos cortes.


Num piscar de olhos, o corretor construiu um fogão a lenha portátil de alumínio — algo relativamente fácil para quem está construindo um barco de 36 pés. Depois de cortar as “seções” do equipamento, o objeto funcionou perfeitamente e integrará o veleiro Bravura.


Impulsionado pela Yanmar
Não que Angelo Guedes precisasse de um incentivo ainda maior para realizar o seu sonho. Mas, com o apoio da fabricante de motores Yanmar, tudo ficou mais fácil — pelo menos no quesito motorização.


O equipamento que será o “coração” do Veleiro Bravura é o Yanmar 3JH40, tido como o menor motor marítimo diesel common rail interno do mundo em termos de deslocamento, dimensões e peso.
Com 3 cilindros, o motor oferece uma potência de 40mhp, que, segundo a marca, permitirá que novos proprietários de barcos de lazer menores se beneficiem, pela primeira vez, das vantagens de eficiência e desempenho, por conta da tecnologia de injeção de combustível CR gerenciada eletronicamente.


De acordo com a Yanmar, a tecnologia common rail do 3JH40 oferece consumo mínimo de combustível e níveis de ruído e emissão excepcionalmente baixos, que resultam numa operação praticamente sem fumaça e odor.
O 3JH40 de quatro tempos refrigerado a água é a solução ideal para novas construções e aplicações de repotenciação, especialmente para pequenos barcos a motor, saveiros, embarcações comerciais leves e veleiros monocasco — como é o caso do Bravura.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Rafael Mesquita captou o momento no final de novembro, nas águas de Ilhabela
Jioscarlos Josue, de 29 anos, foi um dos 71 imigrantes contratados pela Fibrafort através de programas de inclusão. Conheça sua história!
Após votação aberta ao público, empresário garantiu o 1º lugar na categoria “Iniciativa Privada – Empreendedores de Médio e Grande Porte”
A italiana Baglietto atendeu ao pedido do proprietário e desenvolveu um sistema de lançamento da embarcação auxiliar tal qual entre 1940 e 1960
Mostra dá detalhes sobre a carpintaria pré-histórica, as técnicas de construção e os métodos de transporte da época




