Estaleiro francês constrói série de catamarãs aerodinâmicos que prometem mais eficiência
Um estaleiro especializado de La Rochelle, França, começou a construir uma série de catamarãs que dependem da aerodinâmica em vez da hidrodinâmica para ajudá-los a “voar” sobre a água.
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Eles prometem atingir velocidades de até 50 nós e, ao mesmo tempo, reduzir pela metade o consumo de combustível de uma embarcação típica desse tamanho.
Eles funcionam tirando proveito de um fenômeno aerodinâmico conhecido como efeito solo. As “asas planas” convencionais são moldadas de tal forma que, à medida que passam pelo ar, geram baixa pressão no lado superior e alta pressão no lado inferior.
O efeito combinado é a elevação. Quanto mais perto a “asa” estiver do solo, ou neste caso da superfície do mar, mais eficiente ela se torna, pois o ar de alta pressão é imprensado entre duas superfícies. Isso promete ser ainda mais eficaz no caso de um catamarã, pois os cascos evitam que o ar de alta pressão escape pelas laterais, criando mais sustentação em relação à velocidade.
Vários catamarãs de alto desempenho e até mesmo alguns monocascos, como a série Bladerunner da Ice Marine, já aproveitam esse efeito de aprisionamento de ar para gerar sustentação e reduzir o arrasto na água, mas também precisam administrar essa sustentação para reduzir o risco de toda a embarcação girando em velocidade.
A diferença deste novo modelo é o formato de toda a embarcação, que mantendo o centro de gravidade bem à frente, não oferece perigo de a proa se elevar muito alto. Uma das maneiras de fazer isso é localizando o compartimento de passageiros bem na frente do barco.
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A equipe por trás do modelo já passou mais de sete anos desenvolvendo o projeto, e seu protótipo original, de 10,5m, construído em 2015, completou mais de 5 000 milhas náuticas de testes em ondas de até 2 m e velocidades de vento de até 30 nós, de acordo com a imprensa internacional. Ela já construiu duas balsas de passageiros de alta velocidade de 12 m (39 pés) um pouco maiores para clientes comerciais, a mais recente das quais acabou de entrar em serviço no Porto de Mônaco.
Alimentado por dois motores diesel Yanmar 8LV de 350 hp ligados a drives de superfície, este catamarã pode transportar 12 passageiros .
A empresa por trás do modelo lançou, ainda, detalhes de uma versão de lazer para proprietários privados. Um teto articulado inteligente e painéis laterais suspensos permitem que a seção traseira se abra em repouso e revele uma área protegida da cabine e plataformas de banho montadas na lateral. Portas conduzem para uma suíte master ou dois camarotes VIP menores.
A versão de lazer usará um par de motores de popa padrão de 300 hp de potência. Seu peso mais leve e motores a gasolina prometem, ainda, chegar aos 50 nós, mas o alcance dos dois tanques de 350 litros poderá diminuir.
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