Yamaha Rightwaters lança programa de reciclagem de plástico

Por: Redação -
20/08/2021

Trabalhando em conjunto com a Nexus Fuels, de Atlanta, e Tommy Nobis Enterprises, de Marietta, no estado norte-americano da Geórgia, a Yamaha Rightwaters pretende devolver mais de 4,5 toneladas de polietileno e folhas de plástico de polipropileno aos seus materiais básicos antes do final do ano. A ação servirá como uma prova de conceito para um programa nacional planejado para reduzir o desperdício de plástico nos cursos de água do país.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Funcionários da Yamaha discutiram o projeto em detalhes para uma audiência de conservacionistas, pescadores e legisladores na Kenai Classic Roundtable on Recreational Fishing, em 18 de agosto de 2021.

“O apoio da Yamaha à ação de conservação começou há quase três décadas com a Kenai River Sportfishing Association (KRSA) e seus esforços para conservar o Kenai e outros rios no Alasca”, disse Martin Peters, que lidera as iniciativas de sustentabilidade para a Yamaha US Marine Business Unit. “A tradição de conservação levou à criação do programa de sustentabilidade Yamaha Rightwaters em 2019, e é mais apropriado que anunciemos nossa mais recente iniciativa Yamaha Rightwaters durante a Kenai Classic Roundtable on Recreational Fishing, um evento fundado pela KRSA e Yamaha em 2013 como um fórum nacional para discutir as questões e políticas que afetam a pesca recreativa”.

“A água impulsiona todos os programas da Yamaha Rightwaters”, continuou Peters. “Criamos a Yamaha Rightwaters para resolver problemas que afetam a água limpa da qual todos dependemos. Polietileno e polipropileno constituem grande parte do lixo plástico em nossos oceanos, afetando a vida marinha que ali vive. Vemos esse esforço para manter os plásticos fora de nossos oceanos e aterros sanitários, e um passo para garantir estoques sustentáveis ​​e saudáveis ​​de peixes em nossos rios e oceanos”.

Leia também

» Emirates Team New Zealand vai construir barco movido a hidrogênio

» Biólogo desenvolve técnica de reflorestamento de corais no mar do Caribe

» Ilha de arquipélago vulcânico do Caribe é uma das mais sustentáveis do mundo

A Yamaha desenvolveu um programa de logística reversa para devolver as capas de proteção de alguns construtores de barcos, revendedores varejistas e duas de suas instalações de produção de barcos, Skeeter Boats, de Kilgore, no Texas, e Yamaha Jet Boat Manufacturing, de Vonore, no Tennessee. Os materiais serão enviados para Tommy Nobis Empresas, que vão separar plásticos recicláveis ​​de outros materiais, como zíperes de plástico, cordões e ilhós. A Tommy Nobis Enterprises enviará então o material – conhecido como matéria-prima na indústria de reciclagem – para a Nexus para processamento em matérias-primas, que variam de gases a ceras. Essas matérias-primas serão utilizadas para outros produtos.

“Os esforços de sustentabilidade da Yamaha Rightwaters estão empurrando a indústria naval para um novo plano de conservação, e a equipe Nexus está otimista e entusiasmada com esta iniciativa de reciclagem de plásticos”, disse Jean Jordan da Nexus Fuels. “Esperamos que juntos possamos validar este programa piloto e expandi-lo em um futuro próximo”.

“Quando vimos o  processo de pirólise do Nexus em funcionamento no ano passado, ficamos entusiasmados e sabíamos que esta era a melhor solução possível para esses materiais, alguns dos quais são difíceis de reciclar com outros métodos porque são uma mistura dos dois materiais, ambos polietileno e polipropileno”, disse Peters. “Nexus é a única operação que comprovou de ponta a ponta que pode pegar economicamente os resíduos plásticos da Yamaha Marine e convertê-los em polímero circular virgem com parceiros como Chevron Phillips e Shell Chemical”.

“Claro, há um custo”, disse ele. “Parte do objetivo do piloto é determinar como reduzir o custo da logística reversa para que possamos criar um programa nacional para todo o sistema”, finalizou.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Conheça a história do Barba Negra, um dos mais célebres piratas que já existiu

    Entre fósforos acesos no cabelo e saques à colônias, Edward Teach é lembrado até os dias atuais

    Confira as praias do Brasil com Bandeira Azul na temporada 2024/2025

    Santa Catarina lidera o ranking e São Paulo tem praia conquistando o feito pela 15ª vez consecutiva. Veja a lista completa atualizada

    Morre Paolo Vitelli: o visionário dos mares que criou a Azimut Yachts

    Paolo Vitelli, fundador do grupo Azimut-Benetti, faleceu aos 77 anos após um acidente doméstico na Itália

    Barco com crianças: veja dicas para ter passeios perfeitos em família

    NÁUTICA te ajuda a aproveitar o tempo a bordo com a família com segurança e diversão

    Conheça o gigante túnel japonês que liga duas ilhas por baixo do mar

    História do Seikan Tunnel envolve bilhões de reais, risco de terremoto e transporte até os dias atuais