Você sabia que a Noruega pretende construir túneis para navios?

Por: Redação -
12/10/2021

A criação de túneis para navios já é uma possibilidade na Noruega: a construção acaba de ser aprovada, com valor estimado de 300 milhões de euros destinados à estruturação.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Os trabalhos serão iniciados no oeste do país nórdico, sendo que a administração costeira norueguesa (Kystverket) propôs um plano para concluir um processo de licitação em 2021 e iniciar a construção em 2022.

Considerando que a costa da Noruega é repleta de fiordes, reentrâncias e uma geografia que representa certo perigo para os navegadores, a ideia inicial é edificar um túnel, de 1,7 km, e que seja grande o suficiente para permitir a passagem de navios de carga e de cruzeiro.

noruega túnel

Você quer ver sua marca dentro das plataformas NÁUTICA? Saiba como anunciar!

A alta latitude do país ainda propicia correntes de vento mais fortes que nos trópicos, o que aumenta a agitação do mar. Desta forma, o túnel permitirá aos barcos não só evitar as rotas mais perigosas, como diminuir a extensão do caminho percorrido.

noruega túnel

A ideia ronda as autoridades norueguesas há pelo menos 10 anos, até ela ser considerada uma possível realidade. A equipe por trás do projeto — a Stad Ship Tunnel — contou que existem alguns lugares com maior urgência dessa alternativa, tamanha adversidade.

Leia também

» Caribe contará com primeira marina dedicada a superiates. Conheça Porto Habacoa

» Porto Montenegro ganha prêmio de melhor marina de superiates do mundo

» Porto Rotondo abriga uma das melhores marinas do mundo. Saiba mais sobre o local

É o exemplo de Stad, descrita como um local exigente no quesito “habilidade” para marinheiros no comando de navio de todos os tamanhos. A equipe por trás do projeto, inclusive, vê a área como uma das mais perigosas no país.

 

mapa stad noruega
A linha branca mostra o local a ser evitado, o mar de Stadhavet, depois da construção do túnel. Imagem: https://www.archdaily.com.br/.

A organização explicou que as correntes oceânicas e a topografia do fundo do mar criam condições de ondas difíceis e muitas vezes inesperadas: “Ondas muito altas vêm de direções diferentes ao mesmo tempo e criam situações críticas para os navios. O mar agitado também pode durar vários dias após o vento ter diminuído, o que, por sua vez, leva a condições de navegação difíceis, mesmo em dias calmos”.

A expectativa para a Administração Costeira Norueguesa (NCA) é de que a obra esteja pronta em 2023 e, ao ser finalizada, espera-se que cerca de 100 navios de carga e passageiros naveguem por esta nova via marítima todos os dias — e navios de até 16 mil toneladas.

Confira detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão a jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Congresso Internacional Náutica atracará em Foz do Iguaçu pela 2ª vez; confira a programação

    Edição especial Lago de Itaipu reunirá agentes do setor nos dias 28 e 29 de novembro para discutir o turismo náutico sustentável em águas interiores

    Yamaha estará no Foz Internacional Boat Show pela segunda vez

    Salão náutico acontece em breve, de 28 de novembro a 1º de dezembro, nas águas do Lago de Itaipu, no Paraná

    Gravuras em pedra podem ser representação mais antiga da pesca, dizem pesquisadores

    De acordo com os cientistas, artefato encontrado na Alemanha é datado da Idade do Gelo, há mais de 15 mil anos

    Conheça a misteriosa ilha em forma de olho que se movimenta no rio Paraná

    Origem do fenômeno é desconhecida, gerando teorias diversas, que vão de esconderijo alienígena a base nazista

    Sucesso da Kapazi, cadeira flutuante estará no Boat Show de Foz

    De 28 de novembro a 1º de dezembro, acessório que atende de crianças a adultos atracará no salão ao lado de outros produtos recém-lançados da marca