Vice-Almirante Trovão assume comando do 8º Distrito Naval da Marinha

O evento de transmissão ocorreu na sede do distrito, na zona sul de São Paulo

Por: Redação -
25/04/2023
Ernani Paciornik, presidente de Náutica, Mauro Dottori, do Yacht Club de Ilhabela e o novo Vice-Almirante Trovão

A Cerimônia de troca de Comandante da Marinha do 8° Distrito Naval foi realizada nesta segunda-feira (24). Durante o evento, que aconteceu na sede do Distrito, o antigo Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o novo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

A passagem de comando teve toda cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar.

Conheça mais sobre o novo Vice-Almirante

Nascido em Mandaguari (PR) em 27 de fevereiro de 1968, o Vice-Almirante Trovão ingressou na Escola Naval em 1989, como aspirante. Já em 1992, se tornou Segundo-Tenente e se especializou em eletrônica avançada para oficiais.

 

Em toda sua carreira militar, o Vice-Almirante Trovão teve cargos de comando, como o Navio Patrulha “Guarujá”, Navio Patrulha Fluvial “Amapá”, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e a Adidância Naval na Indonésia.


No posto de Capitão de Mar e Guerra, exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando do 5° Distrito Naval com jurisdição sobre a região Sul do país. Em 2018, foi promovido a Contra-Almirante. Logo após, sendo designado, no Estado-Maior da Armada, ao cargo de Chefe de Estratégia e depois Chefe de Orçamento e Plano Diretor.

 

Desde 2022 atuava como Vice-Almirante e também como Diretor de Sistemas de Armas da Marinha. A partir de agora, o Vice-Almirante Trovão assumirá a missão de comandar o 8° Distrito Naval

 

O 8º Distrito Naval foi criado em abril de 1997, com o intuito de preparar e empregar as Forças Navais e os Fuzileiros Navais subordinados, a fim de contribuir com a defesa da Pátria e garantir os poderes constitucionais.

 

Além disso, o Distrito cumpre as atividades subsidiárias previstas em lei e apoia a política externa na sua área de jurisdição, nos estados de São Paulo e Paraná.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Casa de vidro sobre as águas no Texas está à venda por quase R$ 30 milhões; conheça

    Residência fica na cidade de Round Top, cujo último senso registrou população de 91 habitantes

    E-combustíveis para o setor marítimo podem gerar 4 milhões de empregos, diz pesquisa

    Estudo foi encomendado pelo Fórum Marítimo Global e indica que as vagas serão abertas até 2050

    Futurista e feita de titânio: conheça a lancha de 55 pés que parece uma nave espacial

    Com estilo contemporâneo, será a primeira embarcação lançada pelo estaleiro Mirrari, dos Emirados Árabes Unidos

    Litoral de São Paulo e do Rio pode ter ondas de até 3 metros neste sábado (18)

    Alerta da Marinha do Brasil vale para as cidades de Santos e Campos dos Goytacazes; confira dicas de segurança em caso de ressaca marítima

    Projeto na Croácia quer criar cinco vilas ecológicas de luxo à beira mar com direito a barcos elétricos

    Ideia da eD-TEC visa redefinir o conceito de vida de luxo, oferecendo energia solar às moradias durante os 365 dias do ano