Vice-Almirante Trovão assume comando do 8º Distrito Naval da Marinha

O evento de transmissão ocorreu na sede do distrito, na zona sul de São Paulo

Por: Redação -
25/04/2023
Ernani Paciornik, presidente de Náutica, Mauro Dottori, do Yacht Club de Ilhabela e o novo Vice-Almirante Trovão

A Cerimônia de troca de Comandante da Marinha do 8° Distrito Naval foi realizada nesta segunda-feira (24). Durante o evento, que aconteceu na sede do Distrito, o antigo Vice-Almirante Guilherme da Silva Costa passou o cargo para o novo Vice-Almirante Marco Antonio Ismael Trovão de Oliveira.

A passagem de comando teve toda cerimônia presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladimilson Borges de Aguiar.

Conheça mais sobre o novo Vice-Almirante

Nascido em Mandaguari (PR) em 27 de fevereiro de 1968, o Vice-Almirante Trovão ingressou na Escola Naval em 1989, como aspirante. Já em 1992, se tornou Segundo-Tenente e se especializou em eletrônica avançada para oficiais.

 

Em toda sua carreira militar, o Vice-Almirante Trovão teve cargos de comando, como o Navio Patrulha “Guarujá”, Navio Patrulha Fluvial “Amapá”, a Capitania dos Portos do Espírito Santo e a Adidância Naval na Indonésia.


No posto de Capitão de Mar e Guerra, exerceu as funções de Chefe do Estado-Maior do Comando do 5° Distrito Naval com jurisdição sobre a região Sul do país. Em 2018, foi promovido a Contra-Almirante. Logo após, sendo designado, no Estado-Maior da Armada, ao cargo de Chefe de Estratégia e depois Chefe de Orçamento e Plano Diretor.

 

Desde 2022 atuava como Vice-Almirante e também como Diretor de Sistemas de Armas da Marinha. A partir de agora, o Vice-Almirante Trovão assumirá a missão de comandar o 8° Distrito Naval

 

O 8º Distrito Naval foi criado em abril de 1997, com o intuito de preparar e empregar as Forças Navais e os Fuzileiros Navais subordinados, a fim de contribuir com a defesa da Pátria e garantir os poderes constitucionais.

 

Além disso, o Distrito cumpre as atividades subsidiárias previstas em lei e apoia a política externa na sua área de jurisdição, nos estados de São Paulo e Paraná.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Rádio VHF em jet agora é obrigatório em São Paulo e São Sebastião; entenda

    Nova atualização exige o porte de equipamentos de segurança da navegação em Áreas de Navegação Interior 2, entre outros detalhes

    Mais de R$ 300 mil em prêmios: confira destaques do 15º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

    Evento já tradicional no Mato Grosso do Sul reuniu 1208 pescadores e 311 embarcações

    1400 barcos em águas argentinas: saiba como foi a 49ª Festa Nacional do Surubim

    Tradicional evento argentino reuniu milhares de pessoas e embarcações em programação regada à pesca e cultura

    Nova técnica com pistola de ar comprimido pode revolucionar combate a coral invasor no Brasil

    Estudo mostra que novo método elimina tecido do coral-sol sem risco de regeneração. Tecnologia pode facilitar controle em marinas, cascos e áreas protegidas

    Teste Focker 370 GTX: uma lancha de respeito

    Com navegação rápida, cockpit inteligente e construção certificada, a lancha da Fibrafort mostra por que conquistou os brasileiros