Peixe Hulk: conheça espécie que “muda de cor” quando fica com raiva

Comum na Indonésia, o peixe medaka cria manchas no corpo quando irritado, apontam pesquisadores

22/01/2024
Foto: bioRxiv / Divulgação

O peixe medaka (oryzias celebensis) ganhou o apelido de “peixe Hulk” por ter uma semelhança com o personagem da Marvel: ele “muda de cor” quando está com raiva. Ao menos foi isso o que constataram pesquisadores japoneses, que divulgaram o achado em um artigo publicado no site bioRxiv.

De acordo com os biólogos do estudo, alguns dos machos da espécie comumente encontrada na Indonésia tem em suas nadadeiras e laterais algumas marcas, que mudam de cor em poucos segundos quando o animal fica irritado.

Foto: bioRxiv / Divulgação

Pesquisadores descobriram mudança na cor do peixe Hulk

Para entender melhor como o peixe Hulk é capaz de “mudar de cor”, os pesquisadores fizeram alguns experimentos. No primeiro deles, uma fêmea e dois machos do animal ficaram juntos em um tanque. No segundo, ficaram três machos e, no terceiro, dois machos e uma fêmea dividiram um tanque limpo, sem algas.

 

Com isso, os estudiosos descobriram que, independentemente da presença de uma fêmea, os peixes machos atacaram um ao outro em um número de vezes semelhante, com exceção do tanque limpo, onde não houveram ataques nem alterações de cor.


Contudo, o número de ataques de machos com manchas foi maior do que entre os sem a característica pelo corpo. Isso levou os pesquisadores a acreditarem que as manchas escurecidas que aparecem no animal são derivadas de sua “irritação”.

 

Os especialistas concluíram que, com base nas informações coletadas, é plausível supor que os machos que desenvolvem a mancha escura possam ser os mais combativos de seu grupo. A presença dessas marcas pode indicar um sinal de liderança e habilidade em confrontos.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Tags

    Relacionadas

    Rádio VHF em jet agora é obrigatório em São Paulo e São Sebastião; entenda

    Nova atualização exige o porte de equipamentos de segurança da navegação em Áreas de Navegação Interior 2, entre outros detalhes

    Mais de R$ 300 mil em prêmios: confira destaques do 15º Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas

    Evento já tradicional no Mato Grosso do Sul reuniu 1208 pescadores e 311 embarcações

    1400 barcos em águas argentinas: saiba como foi a 49ª Festa Nacional do Surubim

    Tradicional evento argentino reuniu milhares de pessoas e embarcações em programação regada à pesca e cultura

    Nova técnica com pistola de ar comprimido pode revolucionar combate a coral invasor no Brasil

    Estudo mostra que novo método elimina tecido do coral-sol sem risco de regeneração. Tecnologia pode facilitar controle em marinas, cascos e áreas protegidas

    Teste Focker 370 GTX: uma lancha de respeito

    Com navegação rápida, cockpit inteligente e construção certificada, a lancha da Fibrafort mostra por que conquistou os brasileiros