Vai ao Boat Show de Brasília? Confira um roteiro turístico pela região
NÁUTICA te dá opções para curtir a capital do Brasil em um dia e também durante o final de semana
O Brasília Boat Show promete mostrar ao público náutico do Centro-Oeste brasileiro um universo de novas possibilidades na água. E se a ideia é atracar na capital federal de 14 a 18 de agosto, por que não aproveitar a oportunidade para conhecer um pouco mais dessa região em um roteiro turístico por Brasília?
Ingressos para o Brasília Boat Show já estão disponíveis; saiba como adquirir o seu
Test-drive de jets será novidade da 1ª edição do Brasília Boat Show
Inscreva-se no Canal Náutica no Youtube
Pensando nessa possibilidade, NÁUTICA separou dois roteiros mais que especiais para você conhecer a capital do Brasil de uma nova perspectiva: com ares de cultura, gastronomia e, claro, natureza!
A ideia aqui é que você, visitante do Brasília Boat Show, aproveite cada segundo do Centro-Oeste brasileiro, seja em um ou três dias. Confira, a seguir, as sugestões de NÁUTICA.
Roteiro turístico por Brasília em um dia
Após acordar cedinho e tomar um café reforçado em um dos hotéis parceiros do Boat Show de Brasília, desfrute a manhã em um passeio pela Esplanada, para ver de perto os edifícios dos Ministérios, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional.
O Palácio está aberto ad visitação das 8h30 às 17h, com a saída do primeiro grupo às 9h. Nas segundas, quintas e sextas, as visitas são realizadas em inglês, francês, espanhol e libras, para as quais há recomendação de agendamento. Nos finais de semana e feriados, há visitas em inglês às 10h15 e 16h15, e em Libras às 12h15, sem a necessidade de agendar.
Durante a tarde, aproveite o Brasília Boat Show, explorando os estandes e curtindo as atividades oferecidas. Uma dica é fazer test-drive de motos aquáticas no Lago Paranoá.
Para fechar com chave de ouro, à noite, o Pontão do Lago Sul garante uma vista privilegiada do Lago Paranoá — um ótimo lugar para relaxar e desfrutar da paisagem. Outra opção é a Torre de TV, um mirante de vista panorâmica para a cidade — e último projeto de Oscar Niemeyer. Atenção ao horário: das 9h às 18h45, de terça a domingo.
Brasília em um final de semana
Sexta-feira
Se a ideia for passar um final de semana em Brasília para curtir o Boat Show com tranquilidade, as possibilidades turísticas ficam ainda mais atrativas!
Após seu check-in no hotel, na sexta-feira, você pode começar seu passeio visitando a Catedral Metropolitana, obra-prima assinada pelo próprio Oscar Niemeyer.
As visitas à área interna da Catedral são liberadas, com exceção dos horários de missa, casamentos e batizados. As missas acontecem de terça à sexta-feira, 12h15; aos sábados às 17h e aos domingos às 8h, 10h30 e 18h.
Após o almoço, a Praça dos Três Poderes é parada obrigatória. Aproveite para conhecer de perto o coração político do Brasil, onde estão o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, abertos à visitação das 8h30 às 17h.
Antes do sol se pôr, ainda dá tempo de visitar o Museu Nacional, que fica ali pertinho da praça. O local oferece exposições variadas e uma arquitetura de brilhar os olhos, que pode ser observada de terça-feira a domingo, das 9h às 18h30.
Já à noite, uma boa pedida é escolher um dos muitos restaurantes da Asa Sul para experimentar a gastronomia local e fechar o dia já pensando em descansar para curtir o Boat Show e mais passeios no dia seguinte.
Sábado
No sábado, após um bom café, uma ótima opção é visitar o Parque da Cidade. Aproveite para fazer uma caminhada ou alugar uma bicicleta para passear pelo espaço curtindo a natureza.
Depois de uma pausa para o almoço, é hora de atracar no Brasília Boat Show — neste dia, o evento acontece das 12h às 21h.
Após o Boat Show, vale esticar até o Pontão do Lago Sul, a apenas 10 km da Concha Acústica, para curtir mais uma vista do Paranoá e jantar em um dos restaurantes à beira do lago.
Domingo
Antes de voltar para casa, você pode dedicar a manhã para conhecer o Memorial JK, que homenageia o fundador de Brasília, Juscelino Kubitschek. De lá, suba na Torre de TV, marco visual da cidade, para apreciar uma vista panorâmica e fazer belas fotos para levar de recordação (visitas de terça a domingo, das 9h às 18h45).
Após o almoço, a próxima atração é conhecer a Esplanada dos Ministérios e sua arquitetura única, para encerrar seu roteiro turístico por Brasília com chave de ouro.
Brasília Boat Show
A Boat Show Eventos, organizadora dos maiores eventos náuticos da América Latina, atraca pela primeira vez no Centro-Oeste, nas águas do belo Lago Paranoá. O 1º Brasília Boat Show reunirá, em formato boutique, grandes destaques do mercado.
Os visitantes do salão na capital federal vão conferir equipamentos, acessórios, lanchas, jets, pontoons e outros modelos de barcos — inclusive com embarcações disponíveis para test-drive. Atrações para toda a família completam a lista de opções do primeiro Boat Show no Centro-Oeste.
A escolha pela região celebra o grande potencial náutico que envolve o Centro-Oeste. Afinal, 15% de todas as embarcações registradas no Brasil se encontram no Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — sendo que o Distrito Federal ocupa o 5º lugar entre os dez estados com mais embarcações de esporte e recreio no país.
Anote aí!
Quando: De 14 a 18 de agosto de 2024
Onde: Orla da Concha Acústica (SCE Trecho Enseada 01, Projeto Orla, Polo 03, Lote 20, Brasília – DF)
Horário: Quarta a sexta-feira, das 12h às 21h; sábado e domingo, das 11h às 21h
Mais informações: site do evento
GARANTA SUA ENTRADA
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Tags
Relacionadas
Estreia nesta 5ª feira (16) mais novo roteiro da família a bordo de barco-casa pelos canais holandeses
Embarcação reformada do estaleiro italiano Solimano une robutez e potência ao charme e sofisticação de barcos luxuosos
Palestras reunirão grandes nomes do mundo náutico para bate-papo interativo durante a 26ª edição do salão, de 26 de abril a 4 de maio
Atleta olímpico fazia teste em suporte de câmera quando avistou a menina em apuros sendo levada para alto mar
Número é duas vezes maior do que se acreditava até então; análise foi feita através de registros fotográficos