Casas flutuantes triangulares trazem cultura africana e música ao vivo em Cabo Verde

04/06/2024

Três casas flutuantes triangulares próximas do mar já atraem olhares por si só. Agora, imagina se elas tivessem música, fossem pré-fabricadas passassem a sensação de estar curtindo férias no Havaí? Senhoras e senhores, essa é a Floating Music Hub, localizada na ilha de São Vicente, em Cabo Verde, na África.

Embora lembre uma triforce do jogo The Legend Of Zelda, a construção repleta de triângulos em nada tem a ver com isso. Tratam-se de casas flutuantes feitas pela NLÉ — que significa “em casa” em iorubá (grupo étnico-linguístico da África Ocidental) — , que surfam na onda das obras modulares, com estruturas pré-montadas de fábrica e que podem ser instaladas na superfície da água.

Foto: NLÉ/ Divulgação

O conceito principal da construtora é projetar casas pré-fabricadas anfíbias, que sejam sustentáveis e acessíveis. Já que possibilitam serem montadas e desmontadas facilmente, as unidades das casas triangulares flutuantes podem ser transportadas sobre a água e construídas na base desejada.

Uma maravilha arquitetônica

Com a participação de diferentes profissionais, o isolamento das casas flutuantes triangulares foi pensado para evitar inundações. Além disso, segundo a NLÉ, o Floating Music Hub tem a missão de promover a música, dança, moda e arte africana — elementos que explicam as cores vivas na iluminação.

Foto: NLÉ/ Divulgação

A menor “casa” funciona como um bar, recheado de comes e bebes. Já o triângulo médio acomoda um estúdio de gravação, enquanto a maior é uma sala multifuncional de apresentações ao vivo. Quem aproveita as atrações, pode socializar na praça flutuante — que fica um show a noite!

Foto: NLÉ/ Divulgação

Assim, esta maravilha arquitetônica do nigeriano Kunlé Adeyemi consegue ir além de um ornamento paisagístico, sendo uma estrutura funcional que resgata a rica história cultural e toda a diversidade de Cabo Verde.

Ambiente harmônico e seguro

O fato de a construção ser flutuante não só anima os visitantes da Floating Music Hub, como também serve como uma alternativa segura aos perigos causados pelas alterações climáticas. O arquiteto Kunlé Adeyemi ainda teve inspiração na base pesqueira ao construir a plataforma.

Foto: NLÉ/ Divulgação

Para dar o toque mais natural às casas flutuantes triangulares, a madeira utilizada na construção é predominantemente de origem local, que só fomenta o clima tropical de Cabo Verde com um design único, curioso e extremamente atrativo aos olhos.

Foto: NLÉ/ Divulgação

Ao mesmo tempo que é simples, a base das casas flutuantes tem sua engenhosidade, sendo projetada em pilares e vigas, com estacas triangulares de concreto apoiado na plataforma. Os módulos individuais, por sua vez, são montados juntos e, quando prontos, formam uma estrela — e um buraco proposital em forma de triângulo.

 

Por Áleff Willian, sob supervisão da jornalista Denise de Almeida

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    "Revolução": diretor da Itaipu Parquetec comenta sobre barcos a hidrogênio apresentados na COP30

    Mais que veículos com potencial de emissão zero, embarcações como o JAQ H1 e o BotoH2 permitem silêncio total

    Para todos: JAQ H1 será aberto para visitação gratuita neste fim de semana da COP30

    Primeiro barco-escola do mundo movido 100% a hidrogênio estará disponível ao público das 13h às 19h

    "Brasil pode ser protagonista": Bruno Dantas, Ministro do TCU, ressalta pioneirismo do JAQ H1 na COP30

    Segundo o magistrado, barco-escola movido a hidrogênio pode colocar o país no centro da discussão de sustentabilidade

    Da quilha ao motor: Veleiro Bravura avança para a reta final da construção na parceria com Yanmar

    O 15º episódio da série mostra Angelo Guedes em um sprint decisivo marcado por grandes avanços e desafios nos bastidores da construção

    Barco-escola: auditório do JAQ H1 é inaugurado com alunos da rede pública do Pará

    Em parceria com a Seduc, Instituto Mondó levou estudantes para conhecer a embarcação 100% movida a hidrogênio verde